Notícias

Segunda-Feira, 19 de Fevereiro de 2024 às 16:30:00
Visita da SETC à Emsetur reforça orientações técnicas preventivas sobre a elaboração de relatórios de gestão
Objetivo é prevenir equívocos e descumprimentos de exigências legais por parte dos órgãos que integram a gestão estadual

Sob o propósito de prevenir equívocos e descumprimentos de exigências legais por parte dos órgãos que integram a gestão estadual, a Secretaria de Estado da Transparência e Controle (SETC) tem desenvolvido o programa ‘SETC Itinerante’, por meio do qual realiza visitas às demais pastas do governo, a fim de orientar seus respectivos gestores sobre o assunto.

Dando continuidade ao programa, na manhã desta segunda-feira, 19, a secretária de Estado da Transparência e Controle, Silvana Lisboa, acompanhada da superintendente-executiva, Sheila Macedo, do diretor de Auditoria Governamental, Rafael Santos Pereira, e do ouvidor geral do Estado, Helber Andrade, visitaram a diretoria da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur).

Outro objetivo da iniciativa é fortalecer as ouvidorias setoriais, para que os órgãos e secretarias estaduais se aproximem mais do cidadão, desenvolvendo projetos de cidadania e também com o viés social.

“Atuar de forma preventiva traz mais segurança à gestão, pois as orientações conduzem a relatórios em consonância com as demandas técnicas mais recentes solicitadas pelo Tribunal de Contas e outros órgãos de fiscalização. Atuando de forma preventiva a gestão desenvolve sua gestão em conformidade com a lei, com tranquilidade em relação aos atos administrativos”, frisou a secretária Silvana Lisboa.

“Eu acho muito importantes essas reuniões de parceria entre os órgãos, principalmente com a Secretaria de Transparência e Controle, que tem um papel fundamental em todo esse processo de verificar a integridade da ação governamental de todos os órgãos, no que diz respeito ao cumprimento de toda a legislação concernente a compras, contratações, pagamentos de funcionários, etc. Nos ajudam bastante para que a gente possa ter certeza desse cumprimento, para não ter problema com outros órgãos, como o Tribunal de Contas do Estado. A SETC é uma secretaria que sempre nos apoia, está sempre em contato com a contabilidade da empresa, sempre nos ajudando para que a gente possa cumprir com todas essas obrigações”, afirmou o diretor-presidente/interventor da Emsetur, Júlio César Gomes Barbosa.

Além do diretor-presidente da Emsetur, receberam a equipe técnica da SETC o diretor Administrativo e Financeiro, Roberto Viana dos Santos e a contadora da Emsetur, Marleide Alcântara de Araujo.