Notícias

Sexta-Feira, 12 de Janeiro de 2024 às 08:15:00
Programa Piloto da Ouvidoria Mirim é iniciado na 19ª edição do "Sergipe é Aqui", em Gararu

O Programa Ouvidoria Mirim foi realizado pela primeira vez, em caráter experimental, durante a 19ª edição do ‘Sergipe é aqui’, nesta quinta-feira, 11, no município de Gararu, no alto sertão de Sergipe. A ação é de iniciativa do Governo de Sergipe, por intermédio da Ouvidoria Geral do Estado, ligada à Secretaria de Estado da Transparência e Controle (SETC). 

Por meio do programa, a pasta pretende desenvolver, no âmbito de Sergipe, ações ao público infantil com a introdução de noções de cidadania e direitos do cidadão, como forma de promover o conhecimento e a educação cidadã. Para a secretária de Estado da Transparência e Controle, Silvana Lisboa, essa é mais uma demonstração do governo com a formação de cidadãos conscientes de como exercer a cidadania. 

“A proposta da Ouvidoria Mirim é que nossos cidadãos tenham consciência de como exercitar seu direito. É a partir dos pequenos que fazemos os grandes cidadãos do futuro, e assim nasce a Ouvidoria Mirim do Estado”, considerou a gestora.

Complementando a secretária, o ouvidor geral do Estado, Helber Andrade, pontuou que a cidadania é um conjunto de direitos e deveres ao qual o indivíduo está condicionado no seu relacionamento com a sociedade e com o governo de seu povo. 

De acordo com ele, um desses direitos é o de participação popular na gestão e controle da administração pública. “A Ouvidoria Geral do Estado é o instrumento oficial para essa interação do cidadão com o governo. Nossa atividade diária é dar voz ao cidadão e possibilitar sua efetiva participação na administração pública. Então criamos o Programa Ouvidoria Mirim para formar nas crianças de maneira lúdica a consciência sobre a cidadania e despertar nelas a participação”, explicou o ouvidor.

Ouvidoria Mirim

A primeira edição do Ouvidoria Mirim teve como público-alvo crianças do 1° ao 5° ano das escolas municipais Ana Maria de Resende e José Maria de Resende, de Gararu, e, como público indireto, a direção das escolas e professores, especialmente a Coordenação Pedagógica das instituições escolares. 

Representando os alunos participantes da dinâmica, Maria Luiza Oliveira Alencar afirmou que a iniciativa do Governo de Sergipe foi muito boa e produtiva. “Essa é uma maneira de dar assistência à nossa comunidade. Os nossos alunos estão visitando todos os estandes, recebendo grandes informações. Essas informações irão servir para essa vida social, não só aqui, como fora. Um dos maiores objetivos da educação é que o aluno aprenda, de fato, não só dentro da escola, dentro de uma visão teórica, mas levando para a vida, para a vida de fato”, ressaltou. 

A ação tem o objetivo inicial de introduzir no público infantil conhecimentos sobre o direito que todos têm de opinar sobre a prestação de serviços oferecida pela administração pública. Além disso, tem a intenção de estimular no corpo docente o desenvolvimento de projetos de Ouvidoria Mirim na escola, aproveitando o desempenho das crianças na dinâmica.  

Com o tempo médio de 30 minutos cada dinâmica, a equipe da Ouvidoria Geral apresentou às crianças participantes o que é, a função e para que o órgão existe, com a explicação sobre os tipos de manifestações recebidas. Após essa fase, foi iniciada a atividade mais lúdica: dispondo as crianças em um círculo para iniciar a demonstração e logo após, um bate-papo com os alunos para fixar o que foi explicado.