Sexta-Feira, 16 de Fevereiro de 2024 às 16:45:00
Programa Ouvidoria Mirim promove roda de conversa em Muribeca e desperta crianças para o exercício da cidadania

Em mais uma edição do Sergipe é Aqui, nesta sexta-feira, 16, a Secretaria de Estado da Transparência e Controle, por meio da Ouvidoria Geral do Estado (OGE), promoveu ações de educação e cidadania com o Programa Ouvidoria Mirim para crianças do ensino fundamental de escolas do Município de Muribeca.

A iniciativa estimula a participação popular nos canais de ouvidoria, fortalecendo inclusive o serviço de ouvidorias municipais e abrindo possibilidades para que a população seja mais atuante nas decisões em benefício da comunidade.

Em Muribeca, as ações tiveram um apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Ouvidoria Municipal, mobilizando crianças do ensino fundamental com faixa etária entre os 10 e 13 anos. No estande da Secretaria de Estado da Transparência e Controle as crianças participaram de uma roda de conversa e puderam amadurecer formas de interação com a direção da escola para contribuir com o dia a dia escolar.

Segundo o ouvidor geral do Estado, Helber Andrade, a interação com as crianças abre caminhos para a consciência cidadã e se transforma no estímulo que precisam para se perceberem como agentes das mudanças.

“Muitas crianças aqui em Muribeca já tinham conhecimento sobre a Ouvidoria Municipal, porém não imaginavam que eles próprios também poderiam utilizar o serviço e perceber que a participação delas vai influenciar positivamente em toda a sociedade. O trabalho aqui executado pela Ouvidoria Geral do Estado amplia esse conhecimento sobre os serviços municipais, os serviços prestados pelo Governo do Estado e como elas podem contribuir para serviços cada vez melhores”, explicou.

Para edição de Muribeca, além do Programa Ouvidoria Mirim a OGE ampliou as ações no estande e levou pela primeira vez os serviços da Ouvidoria da Saúde estadual, divulgando o canal de diálogo do Governo com a população e abrindo a oportunidade de aumentar o conhecimento sobre as demandas da população local relativas especificamente ao sistema de saúde.