Quarta-Feira, 06 de Março de 2024 às 18:15:00
Ouvidoria Mirim, em Moita Bonita, incentiva envolvimento de crianças e servidores públicos no exercício da cidadania
Por meio de ações lúdicas, a Ouvidoria Geral do Estado levou conhecimento sobre cidadania a estudantes do município

Mais 50 crianças das escolas Escola Rurais Francisco Côrtes e João Evangelista da Costa e, também, da Escola Municipal Terezinha Santana dos Santos, da rede de ensino do município de Moita Bonita, tiveram uma manhã bem diferente nesta quarta-feira, 6, com muita brincadeira e conhecimento sobre cidadania com o programa Ouvidoria Mirim, durante a 23ª edição do ‘Sergipe é aqui’.

O ouvidor-geral do Estado, Helber Andrade, destacou que o propósito do programa Ouvidoria Mirim foi alcançado, mais uma vez, nesta edição do ‘Sergipe é aqui’. “As crianças se envolvem com o tema, passam a relacionar as questões de cidadania e direitos do cidadão com o que elas vivenciam. Dessa forma, elas se percebem como cidadãos e cidadãs, independentemente da idade, e aprendem a exercer a sua cidadania”, explicou. Ele acrescentou que, para a gestão, ouvir o cidadão é não somente abrir um canal de diálogo com quem utiliza serviços públicos, mas uma oportunidade de desenvolver ações ainda mais eficazes para o bem-estar da sociedade.

A secretária municipal de Educação de Moita Bonita, Maria José Ferreira Lima de Souza, parceira da Secretaria de Estado da Transparência e Controle (SETC) e da Ouvidoria Geral do Estado no desenvolvimento das ações no ‘Sergipe é aqui’, destacou a importância do serviço de ouvidoria e os ensinamentos passados, na oportunidade, sobre o exercício da cidadania.

“Esse momento é muito importante, porque as crianças passam a saber que existe uma ouvidoria que as escuta, que escuta o diretor, que escuta o professor, que escuta o secretário e onde são encaminhadas soluções viáveis para questões levantadas. Por exemplo, o aluno, fica inibido, pois ele acha que fazer uma reivindicação, fazer um pedido, uma solicitação, é como se fosse um ato de desobediência. E é isso que a gente quer desmistificar. Então, nós agradecemos muito a vocês por estarem contribuindo conosco, para que se tome ciência que realmente esse órgão funciona, e esse órgão funcionando, com certeza, direta ou indiretamente, vale a pena: vai nos beneficiar”.

De acordo com a diretora da Escola Rural Francisco Côrtes, Cléssia Araújo Andrade Santos, a Ouvidoria Mirim é uma ótima iniciativa que produz resultados positivos para as crianças e, também, para a comunidade escolar. “É um trabalho muito importante, porque as crianças não têm conhecimento do que seja uma Ouvidoria. A Ouvidoria Geral do Estado trazer essas crianças para participar é muito importante. Elas vão absorver esse conhecimento e vai levar esse conhecimento para a família, para os pais, para poder saber que a ouvidoria existe e que é um órgão do Estado, e que é um órgão muito importante para a nossa sociedade”.

“Em relação aos próprios professores, à própria direção e servidores públicos esse trabalho da ouvidoria é uma influência muito boa também, porque, ao conhecer, eles vão mudar o comportamento na escola. Eles vão mudar o comportamento entre colegas, entre os funcionários da escola, com toda a equipe escolar. Então, quanto mais aprendizado para nossas crianças, com certeza melhor será para os professores, para a equipe diretiva e para todos os funcionários da nossa escola”, complementou a diretora.

Além das atividades lúdicas de educação para a cidadania, as ações da Secretaria da Transparência e Controle, por meio da Ouvidoria Geral do Estado, envolveram atendimento da Ouvidoria da Saúde e panfletagem para divulgar os canais de atendimento disponíveis para o serviço.