Quarta-Feira, 28 de Fevereiro de 2024 às 18:15:00
Governo e Laboratório de Economia da UFS discutem projeto para aumentar eficiência da gestão por resultados

A Secretaria de Estado da Transparência e Controle (SETC) promoveu uma reunião com a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e com o Laboratório de Economia Aplicada e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal de Sergipe (Leader UFS) para as tratativas do projeto de aperfeiçoamento dos sistemas de acompanhamento, monitoramento e gestão das ações governamentais.

O objetivo é primeiramente agregar um conjunto de novos indicadores sobre eficiência da gestão pública e integralizar os sistemas no âmbito do governo para proporcionar ações cada vez mais assertivas em termos de resultados para a população.

A reunião teve a participação do secretário Julio Filgueira, do Planejamento, com sua equipe, e do professor coordenador do Leader UFS, Luiz Carlos Ribeiro, juntamente com seu grupo de trabalho, além da equipe técnica da SETC e da Ouvidoria Geral do Estado.

“Estamos trabalhando um plano de gestão por resultados, discutindo soluções tecnológicas alinhadas às demandas manifestadas pela população para que o Governo do Estado possua informações que permitam a prestação de serviços com maior eficácia e melhores índices de qualidade para o cidadão”, explicou a secretária de Transparência e Controle, Silvana Lisboa.

Silvana ainda explicou que a iniciativa do aperfeiçoamento e integração de sistemas de gestão tem ainda o propósito de promover uma maior acessibilidade do cidadão às ações de governo, estimulando a participação no acompanhamento da Administração Pública, dando mais transparência aos atos do governo. “Esse encontro foi o marco inicial para startarmos os trabalhos que vão desenvolver nossa rede integrada de informações gerenciais da administração estadual. O resultado desse trabalho vai tornar a gestão estadual ainda mais transparente e acessível ao cidadão, para que ele possa acompanhar os atos administrativos com facilidade”, complementou Silvana.

A avaliação do secretário Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação, Julio Filgueira, também foi positiva para a iniciativa. "A Seplan está feliz de poder estabelecer uma parceria com a SETC porque nós vamos poder fazer com que esse painel de indicadores acompanhe todo o processo de monitoramento estratégico na execução de cada projeto. O objetivo comum entre a SETC e a Seplan, no que diz respeito ao acompanhamento, é o monitoramento e avaliação dos projetos com a máxima eficácia, eficiência e efetividade. Então é uma parceria que, sem dúvida nenhuma, aprimora o processo de avaliação das políticas públicas, tanto o processo avaliativo que acontece após a execução quanto aquele também que é anterior à própria execução, garantindo um planejamento com mais qualidade, com mais efetividade", afirmou.