Terça-Feira, 20 de Fevereiro de 2024 às 16:45:00
Governo do Estado realiza 1º Seminário de Gestão Estratégica com foco no fortalecimento das áreas de Planejamento e Orçamento
Evento acontece nos dias 20 e 21, no Centro de Convenções AM Malls, em Aracaju, reunindo representantes dos setores que atuam nas secretarias e órgãos do Estado, formando a Rede Estadual de Planejamento e Orçamento

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), realiza nos dias 20 e 21 de fevereiro a primeira edição do Seminário de Gestão Estratégica, que reúne servidores que atuam nas áreas de planejamento e orçamento das secretarias e demais órgãos vinculados ao Estado.

O objetivo do seminário, nesses dois dias, é de dialogar a respeito das novas perspectivas para o planejamento e o orçamento com a formalização da Rede Estadual de Planejamento e Orçamento, composta pelo público-alvo do evento, além de trazer aos participantes diversas palestras voltadas para as áreas, além de orientações importantes e troca de experiências.

O secretário Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação,  Julio Filgueira, detalha a programação do evento. “A ideia é que, em dois dias de evento, nós possamos alinhar com todos os pontos focais que atuam nas unidades setoriais do governo, quais são as diretrizes para o próximo período, como se dará a sistemática de planejamento, de monitoramento e de avaliação das políticas públicas, como será o fluxo de execução do nosso orçamento neste ano 2024, a construção da nossa Lei do Orçamento Anual (LOA) 2025, como será a nossa atuação a partir das evidências com um painel de indicadores claro, transparente”, descreveu.

“É um momento inaugural, porque nós pretendemos que a rede de Planejamento e Orçamento seja alçada a um novo patamar, mais participativo, com mais autonomia, e que tenhamos sobretudo na atuação de cada secretaria finalística, ou seja, aquilo que o governador Fábio espera da Seplan, que é uma atividade coordenada, integrada e com foco nos objetivos”, acrescentou o secretário Julio Filgueira.

Importância

Representando o governador Fábio Mitidieri, o vice-governador Zezinho Sobral destacou a importância da criação da Seplan e do fortalecimento das atividades de planejamento e orçamento, por meio da rede estadual.

“A existência da Secretaria de Planejamento é para parametrizar todas as ações, transformá-las em indicadores e projetos que vão nos direcionar, e quem fará isso são vocês, atores principais nesse momento, que estão aqui ao redor desta mesa e que, ao final desses dois dias, vão construir uma linha de trabalho que possa ser avaliada, que possa ser parametrizada e estabelecidos os fluxos de avaliação, de desempenho, de execução orçamentária, de execução de políticas públicas, para que a gente mantenha nosso foco”, afirmou o vice-governador.

Diretor de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Davi Fraga falou sobre a criação da Seplan e do fortalecimento da rede. “Estou muito feliz com o retorno da Seplan. Isso mostra que o Planejamento é importante para o nosso Governo”, destacou.

A diretora de Planejamento da Secretaria de Estado de Políticas para a Mulheres (SPM), Cláudia Moreira, também destacou a grandiosidade do evento. “Acho importante esse primeiro evento da Rede de Planejamento para a gente entrar em contato com as outras diretorias, com a própria secretaria recém-criada, para a gente ter um encontro de ideias e de fato dialogar e aprender sobre planejamento estratégico”, complementou.

Programação

No primeiro dia de evento, foram apresentadas palestras sobre a importância da Implantação de um Modelo de Gestão Estratégica, com o secretário Julio Filgueira; Diretrizes para a atuação da Rede Estadual de Planejamento e Orçamento, com a secretária-executiva, Melina Tavares; e ‘Transforme seus sonhos em metas’, com o coordenador-geral do Planejamento Estratégica da Prefeitura de Aracaju, Wilson Amaral.

O seminário segue nesta quarta-feira, 21, com palestra sobre os Desafios da Gestão Pública Estratégica, com o consultor e cofundador da TGI Consultoria, Francisco Cunha. Também será abordada a temática da Utilização de Ferramentas e indicadores na construção da Lei Orçamentária Anual (LOA), com o subsecretário de Programação Econômica e Orçamento da Seplan, Marcos Felipe Almeida.

Já no turno da tarde, os integrantes da rede e convidados vão participar de palestra sobre a governança dos indicadores na Plataforma Target, ministrada pelo superintendente de Estudos Especiais e Políticas Públicas da Seplan, Danilo Macedo; seguida da palestra sobre a Sistemática de Monitoramento Estratégico, com a subsecretária de Planejamento e Monitoramento Estratégico da Seplan, Manoella Mendes.