O Observatório de Sergipe, representado pela subsecretaria de Estudos e Pesquisas da Seplan, tem o papel de desenvolver, manter e difundir um sistema de dados e informações gerais sobre o estado, abrangendo estatísticas, estudos socioeconômicos e levantamento geográficos.
Seu desafio institucional é permitir que a população sergipana possa conhecer melhor o seu estado, formando bases de conhecimento nas citadas áreas, de modo a subsidiar o planejamento governamental e o desenvolvimento social e econômico do estado.
O Observatório conta com duas superintendências fundamentais para o desenvolvimento das pesquisas e das análises: a de Estudos Socioeconômicos e a de Estatística e Gestão de Dados.
Estudos Socioeconômicos: possui a função de coordenar a elaboração de pesquisas, diagnósticos, estudos econômicos, sociais, conjunturais, demográficos, setoriais, municipais e territoriais, com vistas a subsidiar o planejamento estadual e atender a solicitações da sociedade.
Estatística e Gestão de Dados: é responsável por coordenar a implantação de um sistema de dados e informações gerais sobre o estado, agregando dados dos órgãos estaduais e de outras fontes externas. Numa era em que a informação é um insumo fundamental para as políticas públicas e para o processo decisório, é fundamental o estado organizar, padronizar e tornar acessíveis essas informações para ajudar no desenho e monitoramento das diversas políticas públicas.
Rede Sergipana de Observatórios
Criada em novembro de 2024, a Rede Sergipana de Observatórios é uma importante articulação permanente entre núcleos de estudos e pesquisas do Estado. O instrumento terá como focos a compilação, a produção e a difusão de dados, informações e conhecimentos sobre a realidade socioeconômica de Sergipe em suas diversas dimensões.
Por meio da Rede, o Governo do Estado pretende elaborar, de forma coordenada, pesquisas e estudos econômicos, sociais, estatísticos, demográficos, para fortalecimento das políticas públicas, além de potencializar a disseminação dos trabalhos produzidos individualmente pelos componentes da rede, por meio de portal que agrupe tais produtos; coordenar o processo de construção de uma Estratégia Estadual de Dados; e fortalecer a cultura da tomada de decisão baseada em evidências.
Para mais informações, acesse o site do Observatório de Sergipe.