Quarta-Feira, 10 de Dezembro de 2014 às 15:33:00
Tecnologia utilizada pela PM de Sergipe é destaque na Rede Globo
Telejornal matutino Bom Dia Brasil mostrou reforço de policiamento nos locais de maior movimento comercial de Aracaju. O número de delitos já reduziu 70%

A poucos dias do Natal, o reforço no policiamento no centro comercial, em Aracaju, iniciado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Segurança pública (SSP), em 15 de novembro, com a Operação Comércio Seguro, já reduziu em 70% o número de delitos comuns a esta época de maior movimento devido às compras de final de ano. No centro da capital, a novidade, neste ano, é a unidade móvel de monitoramento, que tem auxiliado a Polícia Militar na identificação e resolução de ocorrências.

A viatura, tipo micro-ônibus, está sendo usada pela primeira vez no estado e foi destaque na edição do telejornal matutino Bom Dia Brasil, da Rede Globo, transmitido nacionalmente nesta terça-feira, 9. O ônibus ajuda a monitorar o movimento nos calçadões, possibilitando que de dentro do veículo a polícia receba o sinal de 20 câmeras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos do centro comercial da capital. O equipamento é fruto de uma parceria entre o Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), e integra o programa de enfrentamento às drogas “Crack, é possível vencer”.

“O veículo ficará no calçadão da rua João Pessoa, com uma equipe de prontidão, que monitora as imagens de 20 câmeras instaladas no centro comercial para a Operação Comércio Seguro. Além disso, a própria viatura conta com seis câmeras acopladas, sendo uma móvel, que proporciona uma visão panorâmica do local e a captura de imagens aéreas. As imagens, fornecidas em tempo real, auxiliam a polícia na identificação de ocorrências, acionamento das equipes mais próximas e atendimento no menor tempo resposta possível”, explica o tenente-coronel Vivaldy Cabral, comandante do 8º Batalhão de Polícia Comunitária (8º BPCom) e coordenador geral das ações da Operação Comércio Seguro.

Operação Comércio Seguro

A matéria do Bom Dia Brasil, também destaca que, no Centro de Aracaju, o número de policiais aumentou de 14 para 60 e o horário de trabalho foi ampliado. “A utilização da unidade de monitoramento móvel está sendo muito útil, incrementando o reforço do policiamento para dar mais segurança a lojistas e consumidores. Além disso, ampliamos os agentes nos locais da operação. Eram sete duplas de policiais para cobrir a área no início da operação, passamos para 14 duplas e agora, quando se aproxima as datas festivas, ampliamos para 30 duplas de policiais atuando. Contamos com o reforço do efetivo dos setores administrativos da Polícia Militar e dos alunos do Curso de Formação de Soldados. Também aumentamos o número de viaturas circulando nos locais e, durante a operação, o horário das atividades policiais foi estendido das 19h30 para as 22h30”, informa o  comandante do 8º BPCom.

A Operação Comércio Seguro, que visa reforçar o policiamento ostensivo, a fim de garantir a tranquilidade dos comerciantes e clientes durante as compras de final de ano, recebe, também, reforço dos militares do Esquadrão de Policiamento Montado (EPMon), Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (PBRp) e Ações de Policiamento Ostensivo Localizado (Apolo). A operação segue até o dia 15 de janeiro, e abrange além do centro comercial de Aracaju, os bairros Treze de Julho e Siqueira Campos.

O tenente-coronel Vivaldy informa que após o período da Operação Comércio Seguro a unidade móvel de monitoramento continuará sendo usada em toda a capital, principalmente em áreas onde há elevados índices de utilização, compra e venda de drogas.

/ Notícias / seguranca-publica

Tecnologia utilizada pela PM de Sergipe é destaque na Rede Globo