Sexta-Feira, 16 de Setembro de 2011 às 10:09:00
SSP instalará unidades especializadas no prédio da Ferrovia Centro-Atlântica

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) deverá instalar em breve unidades especializadas da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros no antigo prédio da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), no bairro Siqueira Campos, zona Norte de Aracaju. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira, 15, durante reunião entre gestores da SSP e representantes da empresa Vale, que administra o edifício através da Ferrovia Centro Atlântica (FCA).

A intenção da Vale/FCA é entregar o prédio em condições de uso para a SSP transformar o local em um complexo de polícia. A implantação deve beneficiar pelo menos cinco bairros e levar mais segurança a milhares de aracajuanos.

De acordo com o secretário adjunto da SSP, delegado João Batista Santos Júnior, o prédio abrigaria inicialmente o Centro de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros, mas o projeto deverá ser ampliado. "A Vale pretender entregar os dois pavimentos do prédio reformados e em condições de uso, por isso o futuro complexo deverá abrigar uma unidade do Corpo de Bombeiros e também equipes especializadas da Polícia Civil e Polícia Militar", informou.

A área da antiga Leste Ferroviária, como é conhecida a estação pela população aracajuana, tem localização estratégica na zona norte de Aracaju, entre vias importantes da capital, como as avenidas Augusto Franco (antiga Rio de Janeiro), São Paulo, Maranhão e Coelho e Campos, além de ficar bem próximo a áreas de comércio dos bairros Siqueira Campos e Centro.

O gerente-geral de segurança da Vale, Maximiliano Mundim, enfatizou que o objetivo da Vale é beneficiar a comunidade. Ele ressaltou que atualmente a companhia ocupa apenas duas salas do prédio, que tem uma dimensão muito grande de área construída. "Dentro da ideia de responsabilidade social que empresa carrega a destinação daquele prédio para atividade de segurança pública é fundamental. Hoje, o prédio é operacional, mas a taxa de ocupação é baixa, em virtude do transporte ferroviário do estado ainda ser incipiente, dai a necessidade de destinar o espaço para outras atividades", explicou.

O chefe do Estado Maior Geral da Polícia Militar, coronel Genário dos Santos João, saiu do encontro bastante satisfeito com o andamento da reunião. "Montar uma base de polícia naquela área da cidade tem um significado extremamente estratégico para a Segurança Pública de Sergipe. Além de mais segurança para a região, os moradores ganhariam um espaço totalmente seguro e revitalizado", reforçou o subcomandante da PM.

Parcerias

O secretário adjunto João Batista enfatizou que parcerias público-privadas não são novidades na SSP. Batista recordou acordos de grande relevância com a empresa Oi permitiram investimentos significativos em tecnologia no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp 190) e no monitoramento de câmeras em algumas partes de Aracaju. A parceria com a empresa Petrobras, por exemplo, ocasionou em uma redução significativa no número de roubos nos poços de petróleo da empresa. Por sua vez, a Petrobras reformou delegacias da PC e companhias da PM na região do Vale do Cotinguiba.

A partir do encontro desta quinta-feira, 15, a Vale autorizou o Departamento de Engenharia da SSP a inspecionar o local a fim de preparar um relatório para entregar a empresa, contendo os pontos que devem ser reformados. Também participaram da reunião, o gerente geral de segurança da Vale, Orlando Sá, o analista de segurança da FCA, José Alves de Aquino, o supervisor de segurança da Ferrovia Leste, Helídio Catuaba, e o senhor Rogaciano Barros, representante da Vale em Sergipe, além da assessora especial da Superintendência da Polícia Civil, delegada Nalile Bispo.

/ Notícias / seguranca-publica

SSP instalará unidades especializadas no prédio da Ferrovia Centro-Atlântica