Sexta-Feira, 30 de Setembro de 2011 às 09:39:00
SSP apresenta policiamento de fim de ano para regiões comerciais de Aracaju
Haverá um aumento no efetivo empregado no Centro, que contará com três viaturas, cada uma com três soldados e duas motocicletas

Gestores da Secretaria de Estado Segurança Pública (SSP) participaram de um almoço com representantes lojistas de Aracaju, para debaterem segurança e medidas de combate a assaltos e roubos às lojas comerciais e clientes. O encontro, realizado nessa quinta-feira, 29,  faz parte do programa mensal organizado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), denominado 'Conversando com os Lojistas'.

Estiveram presentes o secretário de Estado de Segurança Pública, João Eloy Meneses, o adjunto João Batista, a superintendente da Polícia Civil, Katarina Feitosa, o comandante geral da Polícia Militar (PM/SE), coronel Aelson Rezende, o tenente-coronel Enilson Aragão, comandante do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), dentre outros representantes das polícias Militar e Civil, além de empresários do comércio.

Na ocasião, a SSP expôs o plano de segurança para o comércio para o final de ano, já que ocorre um aumento de fluxo de pessoas nessa época. As regiões do Centro, e dos bairros 13 de julho e Siqueira Campos, onde o comércio possui um número maior de lojas, terão uma atenção especial.

Polícia Militar

A Polícia Militar já tem um planejamento que será iniciado no dia 1º de outubro para coibir a ação de vândalos e pessoas que tentem cometer algum tipo de infração. O comandante geral da PM, coronel Rezende, apresentou o plano que oferecerá mais segurança a todos que frequentarem os centros comerciais da capital.

De acordo o comandante, haverá um aumento no efetivo empregado no Centro, que contará com três viaturas, cada uma com três soldados, duas motocicletas com mais três policiais. A jornada de trabalho será iniciada às 8h e se estende até às 18h. O policiamento na área contará também com duplas de policiais a pé, que iniciarão o trabalho às 7h30 até às 19h30. O Esquadrão de Polícia Montada (cavalaria) fará o reforço com o policiamento em um horário mais estendido, a depender da necessidade. No total,  será um efetivo de 45 policiais militares nas ruas da região do Centro Comercial.

Segundo o comandante, o bairro 13 de Julho terá o reforço de duas viaturas, duas motocicletas e quatro duplas a pé, totalizando 16 homens na área. Já no Siqueira Campos, está sendo estudada a colocação de mais uma viatura, sete duplas a pé, além de do apoio do Batalhão de Choque – que é uma tropa especial – mas que será usada para fazer rondas e policiamento ostensivo na região.

Outra medida é o projeto de interação entre a PM e os lojistas, que funcionará como um canal direto entre as diversas lojas do centro comercial e a 1ª Companhia do 8º Batalhão, por meio de um correio eletrônico. Essa medida proporcionará o acompanhamento das ocorrências para possíveis estudos e planejamentos futuros de cada área.

Horário estendido nas delegacias

A superintendente da Polícia Civil, delegada Katarina Feitosa, anunciou que a 1ª Delegacia Metropolitana, no conjunto Leite Neto, responsável pela área comercial dos shoppings centers, e a 2ª Delegacia Metropolitana, que atende a região do Centro, funcionarão até ás 22h, e não mais apenas até às 18h.

“Essa medida é uma forma de tentar dar um pouco mais de agilidade ao preenchimento do boletim de ocorrência e de tentar descentralizar um pouco mais a demanda da Delegacia Plantonista. Possibilitando a volta mais rápida dos policias às ruas, diminuindo um pouco a espera para o preenchimento do boletim de ocorrência” informou Katarina Feitosa.

CDL

Para o presidente da CDL, Samuel Schuster, a expectativa dos lojistas é que o planejamento apresentado pela SSP atenda à demanda. “Convocamos esse almoço para os lojistas e empresários tirarem suas dúvidas quanto ao reforço no policiamento”, disse.

/ Notícias / seguranca-publica

SSP apresenta policiamento de fim de ano para regiões comerciais de Aracaju