Quarta-Feira, 16 de Fevereiro de 2011 às 11:23:00
Sergipe alfabetizado profissionaliza internos e assegura ressocialização
Todas as unidades prisionais do Estado já conta com aulas do programa

Buscando proporcionar aos internos o acesso a educação e a profissionalização, a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) já está oferecendo em todas as unidades prisionais do Estado, as aulas do Programa Sergipe Alfabetizado.

Os internos recebem aulas quatro dias por semana e contam com todo material didático necessário que vai desde de livros e cadernos aos materiais utilizados para o desenvolvimento de atividades educativas como cola, papel madeira e cartolina.

Hoje o sistema prisional possui 17 salas de aula divididas nas unidades do Estado. Sendo duas no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico(HCTP), três no Complexo Penitenciário Advogado Jacinto Filho (Compajaf), duas no Presídio Feminino (Prefem), uma no Presídio Regional Senador Leite Neto( Preslen), três no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), uma na Cadeia Territorial de Nossa Senhora do Socorro (Cadeião), duas no Presídio Regional Manoel Barbosa de Souza (Premabas), uma no Centro Estadual de Reintegração Social de Areia Branca I (Cersab I) e duas no Cersab II.

No primeiro dia de aula, a coordenadora pedagógica da Sejuc, Elane Marques esteve na Cadeia Territorial de Socorro e no Presídio Feminino. Durante a visita, a coordenadora conversou com os internos e ressaltou a importância da educação como ferramenta de transformação. “ Não importa o que vocês fizeram ou deixaram de fazer. Todos tem direito a uma nova chance, cabe a vocês demostrar que estão dispostos a mudar, estudando e tendo um bom comportamento dentro da unidade”, disse Elane.

A coordenadora aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio da Secretaria, Departamento Penitenciário, diretores dos presídios e professores envolvidos no projeto. “Hoje no Prefem nós temos 50 internas divididas em duas turmas. Não esperávamos esse número, mas estamos felizes porque enxergamos o sucesso do nosso trabalho e vontade dessas meninas de seguir vida nova", afirmou Elane.

De acordo com diretor do Cadeião, Rosman Pereira além de ser fundamental para ressocialização, a educação contribui no comportamento do interno. “ Aquele interno que participa das aulas tem um comportamento diferenciado dentro do presídio. Ele se torna uma pessoa calma e mais fácil de lidar.” afirmou Rosman.

O Sergipe Alfabetizado auxilia o processo de reinserção dos internos e atende a meta estabelecida pelo secretário da Justiça e da Cidadania, Benedito de Figueiredo, que consiste em oferecer educação e profissionalização a todos os internos do sistema prisional.

Concurso de Redação

Visando desenvolver nos a imaginação e a capacidade de produzir textos a Sejuc através do Sergipe Alfabetizado, realiza mais uma edição do Concurso de Redação que já é sucesso nos presídios. No ano de 2010 o concurso recebeu o tema “Transformando Vidas” e foram produzidas 71 redações.

Segundo a coordenadora pedagógica, Elane Marques para esse ano as expectativas são maiores e internos terão de 25 a 29 de abril para escrever textos com o tema “Sempre é tempo de aprender”.

/ Notícias / seguranca-publica

Sergipe alfabetizado profissionaliza internos e assegura ressocialização