Segunda-Feira, 14 de Maio de 2012 às 12:05:00
Semana Mãe Mulher é encerrada com saldo positivo
A VII Semana Mãe-Mulher aconteceu de 7 a 11 de maio e teve como tema “Eu me amo, sou bonita e daí!?”

Com grande festividade voltada para cultura e ressocialização, foi encerrada na última sexta-feira, a Semana Mãe Mulher no Presídio Feminino (Prefem). O evento, que durou uma semana, envolveu apresentações teatrais, shows musicais, palestras, inauguração da fábrica de costura e da brinquedoteca, que contou com a presença do governador Marcelo Déda e do secretário de Estado da Justiça, Benedito de Figueiredo, além de servidores da Secretaria de Estado da Justiça (Sejuc) e diversas autoridades.

O evento aconteceu de 7 a 11 de maio, intitulado a VII Semana Mãe-Mulher, que ocorre desde de 2007. Este ano a programação teve como tema “Eu me amo, sou bonita e daí!?”. De acordo com a diretora do Prefem, Lilia Melo, o principal objetivo, foi proporcionar as internas uma reflexão sobre a valorização do eu, e convocar a sociedade a discutir problemas do cotidiano relacionado ao cárcere, levando-as a refletir sobre os fatos.

A participação das internas foi grande principalmente no momento do teatro quando todas se divertiram e entenderam a mensagem positiva da peça ‘Reconstrução’ apresentada por alunos da Universidade Federal de Sergipe. Na sexta-feira, 11, houve apresentação de dança inspirada em religiões afros, além de teatro e grupo musical. Também houve o grupo de dança de Laranjeiras, com a dança voltada para o candomblé, foi de grande expressão cultural. Para a diretora do Prefem, esse tem sido um grande ano para a unidade, principalmente pela inauguração da fábrica de costura que veio para oferecer as internas a nova possibilidade de profissionalização e reinserção no mercado de trabalho quando retornarem à sociedade.

Também durante a Semana Mãe Mulher, as internas se submeteram ao Exame Supletivo que foi de grande sucesso na unidade. Para o secretário Benedito de Figueiredo é de grande importância oferecer durante todo o ano atividades, estudo e profissionalização à todos os internos do sistema prisional. Ele assegura que todos têm acesso a educação e que o índice de interesse pelos estudos tem aumentado muito. O interno a cada 12h de estudo tem direito a um dia a menos na pena. A cada três dias trabalhados, há também a remissão de um dia.

Esperança

Durante a inauguração da fábrica, realizada no último dia 7, Déda teceu grande elogio a gestão de Benedito frente a Sejuc e deixou claro que a construção do Presídio Feminino é uma das maiores ações humanitárias já realizadas em Sergipe. Ele recordou o antigo prédio que abrigava o Prefem e disse que por anos a fio, mulheres internas passaram por situações humilhantes por não terem um local e uma oportunidade de serem tratadas como seres humanos que tem suas necessidades básicas. Ele ressaltou que o novo Prefem é um grande reflexo de dignidade para o sistema prisional sergipano. “Vocês, internas, devem preservar o presídio, porque é aqui que vão permanecer até o fim de suas penas. Por esse motivo para que tenham um ambiente bom, devem cuidar dele e não destruí-lo”, observou o governador.

/ Notícias / seguranca-publica

Semana Mãe Mulher é encerrada com saldo positivo