Segunda-Feira, 06 de Maio de 2024 às 18:15:00
Secretaria da Educação promove reflexão sobre atividades psicossociais em escolas estaduais
Durante a formação, os participantes puderam aprender sobre a importância da formação socioemocional na educação

Coordenadores e professores da rede pública estadual de ensino participaram, na manhã desta segunda-feira, 6, da Formação Educação Socioemocional e Metodologias Ativas. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio do Núcleo Gestor de Escolas em Tempo Integral (Ngeti/Seduc), em parceria com o Instituto Sonho Grande, e ocorreu no auditório do Centro de Excelência Leandro Maciel, em Aracaju.

A formação visa trazer mais conhecimento aos professores sobre como abordar a parte socioemocional da educação, prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em três das dez competências gerais, e também capacitar os professores para um melhor entendimento de como deve ocorrer a avaliação socioemocional. Além disso, foram apresentadas diversas metodologias ativas, que colocam o aluno como protagonista do processo de aprendizagem.

A técnica pedagógica da Coordenação de Educação em Tempo Integral, Jaciana Firmino, conta que são oferecidas duas formações aos professores. “Estamos disponibilizando duas formações, uma sobre o aspecto socioemocional e a outra sobre metodologias ativas, atendendo ao desejo dos professores em trazer o aluno para o centro de sua aprendizagem e em como esses alunos podem ser mais atuantes em seu próprio aprendizado”, argumenta.

Jaciana também ressalta que a diretoria decidiu dividir o público em três dias para garantir um maior engajamento. “Esta formação é muito importante e é oferecida a todos os professores. Dividimos o público em três dias para que, com grupos menores, possamos alcançar um maior engajamento e aproveitamento da formação”, concluiu.

Para a coordenadora pedagógica do Colégio Estadual John Kennedy, Gizelia Santos, é importante que todos os professores participem do processo formativo para a melhoria do ensino-aprendizagem. “É indispensável esses momentos de formação e devem ocorrer com mais frequência. Temos muito a aprender. A educação está em constante evolução, e há muitos aspectos que precisamos compreender. Portanto, é fundamental que estejamos em um processo contínuo de formação”, ressalta.

O fundador do grupo de professores da Educação Socioemocional, Alex Diniz, argumenta que a formação é uma maneira de fortalecer os esforços para o ensino integral dos alunos. “Trabalhar aspectos socioemocionais significa compreender o que eles são e dar fundamentos teóricos e metodológicos para que o aluno possa gerenciar suas emoções, trabalhar em equipe e ser mais responsável. A ideia é capacitar aqueles que irão formar os professores nas escolas, a fim de que possam trabalhar as experiências de aprendizagem com os alunos”, explica.

Programa Acolher

Também participaram da formação técnicos do Programa Acolher, a exemplo do coordenador estadual Pedro Santana, que contou ser uma oportunidade para as escolas debaterem questões socioemocionais. “Apresentei as diretrizes e as temáticas que estão sendo trabalhadas para desenvolver ações nas escolas, elaboradas pelos diretores regionais, como parte do plano anual de ações. Nosso foco está na escola, para a escola e, principalmente, em lidar com as questões psicossociais desse universo”, destaca.

A participação do Programa Acolher no evento teve como objetivo formar gestores escolares e professores envolvidos nos trabalhos em tempo integral nas escolas sobre a importância do acolhimento psicossocial para toda a comunidade escolar.

O Programa Acolher faz parte da estratégia de governo na promoção de ambientes que promovam o bem-estar e o acolhimento da comunidade escolar. Por meio do programa, o Governo de Sergipe oferta atividades psicossociais em todas as unidades de ensino. Considerado o maior programa do gênero do país, ao disponibilizar psicólogos e assistentes sociais nas dez diretorias regionais, o Acolher trabalha com atividades voltadas à educação socioemocional dos alunos na rede pública estadual e faz uma ponte com a rede constituída de proteção dos direitos da criança e do adolescente.

/ Notícias / educacao-cultura

Segunda-Feira, 06 de Maio de 2024 às 18:15:00