Terça-Feira, 07 de Maio de 2024 às 12:00:00
Capacitação do Hemose aborda transporte seguro de sangue para rede hospitalar
Atividade visa promover a segurança do transportador e garantir qualidade dos hemocomponentes

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) reuniu profissionais responsáveis pelo deslocamento do sangue e hemocomponentes para reforçar as orientações relativas ao serviço. A iniciativa integra as atividades de educação em saúde para garantir um sangue de qualidade para pacientes assistidos nas maternidades e hospitais públicos de Sergipe.

Durante a capacitação, o supervisor da Hemorrede, Rodrigo Damasceno, e o biomédico Jandson Marques destacaram instruções para o manuseio do sangue, a exemplo da correta arrumação da caixa de transporte, temperatura adequada do transporte de componentes do sangue, além de orientações sobre condutas a serem tomadas mediante avarias no transporte, dentre outras situações.

”Nessa capacitação discutimos todo o ciclo produtivo do sangue para que os profissionais se sintam parte do processo. Os cuidados na rede do sangue vão desde a sua produção à distribuição com o correto transporte ao destino, promovendo, assim, a qualidade final do produto atrelada à segurança transfusional dos pacientes”, explicou Damasceno.

Capacitação

Jorge Fernandes Guimarães trabalha no Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro e participou da capacitação pela primeira vez. “Pra mim foi uma oportunidade de conhecer mais sobre a importância do sangue e saber que meu trabalho não é só deslocar caixas térmicas. Tem um cuidado e preparação nesse serviço”, disse.

Já Sandoval Ribeiro de Santana, da Maternidade Zacarias de Lagarto, salientou a importância da reciclagem para os profissionais. “Faço o transporte de sangue diariamente e acho que sempre temos algo novo para aprender. Achei muito importante e também trocamos ideias com outros colegas”, comentou.

Legislação

A coleta, processamento, análises, produção e liberação do sangue cumprem normas técnicas que regulamentam o serviço, como por exemplo, a RDC-20, de 10/04/2014 e a Portaria conjunta 370, de 7/05/2015 do Ministério da Saúde (MS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Serviço

O sangue coletado no Hemose atende a Hemorrede do Estado, composta por 35 unidades hospitalares que realizam armazenamento de componentes do sangue como plaquetas, hemácias e plasma, testes para verificar compatibilidade entre a bolsa de sangue e o receptor, além de transfusões sanguíneas liberadas, mediante solicitação do médico da unidade hospitalar, com a retaguarda do Hemocentro de Sergipe.

/ Notícias / saude

Capacitação do Hemose aborda transporte seguro de sangue para rede hospitalar