Terça-Feira, 13 de Fevereiro de 2024 às 13:30:00
Recomendações para evitar afogamentos no carnaval envolvem respeito às sinalizações de alerta de perigo, orienta Corpo de Bombeiros
Também é necessário observar a profundidade da água e não entrar em rios e mar após o consumo de bebidas alcoólicas

Com o calor do carnaval, muitas pessoas buscam aproveitar o período em praias, rios, barragens e outros balneários do estado. Contudo, é preciso cautela e cuidado para evitar acidentes como afogamentos durante o período, que é marcado por festas próximas a rios e ao mar. Para evitá-los, é fundamental seguir as orientações de segurança do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE).

As equipes do Corpo de Bombeiros estão reforçadas e atuando nas proximidades dos principais locais de banho do estado para fornecer orientações e intervir em eventuais ocorrências de afogamento, conforme evidenciou a diretora operacional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Maria Souza. “Nós estamos atuando tanto nas áreas de praia, como nas áreas de rios e de barragens”, especificou.

Essa missão preventiva da corporação tem por objetivo assegurar que o carnaval transcorra com tranquilidade e sem acidentes como os afogamentos. “É o nosso compromisso de garantir um carnaval seguro para que todos possam aproveitar esse momento de festa, mas tendo a certeza de que estamos com um efetivo bem equipado e bem estruturado para atuar caso seja necessário”, reforçou a tenente-coronel.

Orientações para evitar afogamentos

Mesmo com as equipes do Corpo de Bombeiros reforçadas, é preciso que as pessoas também contribuam para um carnaval seguro e estejam atentas às recomendações de segurança para evitar as ocorrências de afogamentos no carnaval. “Observe e respeite a sinalização, as placas e as bandeiras, que estão informando se é uma área segura para o banho”, orientou a tenente-coronel Maria Souza.

“Se for fazer o banho, recomendamos que o faça com uma margem de segurança, que é no máximo até a linha do umbigo. E não entre na água, não tente nadar caso tenha ingerido bebida alcoólica, porque isso diminui a resistência e a capacidade de nado. Se precisar de auxílio, é preciso chamar o guarda-vidas. Também orientamos a atenção voltada para as crianças”, complementou a diretora operacional do CBMSE.

Acionamento

Em casos de situações que demandem a intervenção do Corpo de Bombeiros, as equipes mais próximas aos locais da ocorrência podem ser acionadas. A corporação também pode ser comunicada de ocorrências por meio do telefone 193 ou ainda pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), no telefone 190. Os operadores do Ciosp possuem contato direto com o CBMSE.

/ Notícias / seguranca-publica

Terça-Feira, 13 de Fevereiro de 2024 às 13:30:00