Quinta-Feira, 02 de Maio de 2024 às 13:45:00
Governo de Sergipe apoia caravana do Singtur/SE no 41º Congresso Brasileiro de Guias de Turismo
Setur, em parceria com o Sindicato, promoveu o País do Forró no encerramento do evento em Porto Alegre/RS; em 2025, Aracaju vai sediar a 42ª edição do congresso

Mais de 800 guias e agentes de turismo – muitos deles sergipanos – participaram do 41° Congresso Brasileiro de Guias de Turismo (CBGTur), realizado em Porto Alegre/RS, entre os dias 24 e 28 abril. O evento contou com exposições, rodas de conversa, networking e palestras, e o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), apoiou a participação do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe (Singtur/SE) no encontro. A fim de divulgar o destino, foi promovida uma noite especial, denominada ‘Sergipe é o País do Forró’, quando foi lançada a 42ª edição do congresso, que acontecerá em Aracaju, no período de 14 a 18 de maio de 2025.

A presidente interina do Singtur/SE e embaixadora do CBGtur de Sergipe, Acácia Azevedo, explicou que a proposta de trazer o congresso para o estado é reunir o maior número de profissionais por meio de palestras, visitas técnicas e exposições, discutindo temas atuais e urgentes para a categoria e mostrando que Sergipe tem muito a oferecer. “Já estamos na contagem regressiva para a chegada do evento em nosso estado”, afirmou.

Uma das organizadoras da noite de Sergipe e presidente licenciada do Sindicato, Irma Karla Barbosa, ressalta que o CBGTur, o mais tradicional evento da categoria, foi realizado em 2011 em Sergipe, e retorna ao destino após 14 anos. “Nas edições anteriores, os congressistas sempre pleiteavam o retorno a Sergipe. Chegou a hora de o estado mostrar, mais uma vez, as potencialidades dele para o Brasil. Desde já, estamos preparando, também, a agenda técnica de discussões e palestras”, revelou.

Na noite de Sergipe, as tradições gaúchas deram espaço para a cultura e a gastronomia sergipanas se apresentarem. Desse modo, os congressistas experienciaram delícias, como suco de mangaba, pratos à base de camarão, de catado de aratu e de carne de sol de bode, além de se divertirem com muito forró, o mais autêntico ritmo nordestino.

Para o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, tudo isso foi uma pequena amostra do que Sergipe tem a oferecer. “Já estamos ansiosos para a realização do 42º Congresso de Guias de Turismo em nosso estado, para um debate importante sobre o setor turístico e, principalmente, para que possam conhecer nossas potencialidades. Aproveito, aliás, para convidá-los a sentir o aconchego sergipano, conhecendo os nossos festejos juninos deste ano, quando teremos 60 dias ininterruptos de muito forró à beira-mar, na Orla da Atalaia. Acredito que será ainda melhor do que foram no ano passado”, destacou o secretário.

Elogios a Sergipe

A presidente do Singtur/RS, Rosane Maria Feltrin, comentou que, após 23 anos, o congresso retornou para o Sul, o que, segundo ela, foi muito gratificante, pois o número de participantes ultrapassou as expectativas. “O Congresso Brasileiro de Guias de Turismo tem um diferencial dentro do trade turístico: ele acontece há 41 anos, e por isso é tão procurado por profissionais tanto na ativa quanto pelos inativos; é um momento de qualificação, de encontro e de networking. Com certeza, já estão todos planejando 2025 em Sergipe”, considerou.

A presidente da Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur), Iacy Vasconcelos, não poupou elogios ao evento e, em especial, aos festejos juninos promovidos por Sergipe. “Parabenizo pela representação que os guias tiveram, em todos os momentos no congresso, com a organização, com os trajes, com a alegria, com a participação. Foi muito importante. Eu tenho certeza de que, em Aracaju, não será diferente”, declarou.

O presidente da Comissão do CBGTur 2024, Jorge Azevedo, que é guia de turismo e agente de viagens em Porto Alegre, destacou a grande importância do Congresso Brasileiro de Guias de Turismo, que acontece anualmente. Segundo ele, é um momento de reflexão, união, capacitação e de debater sobre a profissão e o turismo em nível nacional. Além disso, ele enalteceu a participação de Sergipe. “Todo esse trabalho que fizemos aqui foi coroado com a presença e festa de Sergipe, que mostrou sua alegria, sua dança, sua festa, seu profissionalismo. A presença dos congressistas de Sergipe foi muito importante, porque eles mostraram um estado extremamente capacitado, presente no turismo e com bastante força”, disse.

Representando a empresa organizadora do evento, Aline Glaezer ressaltou que a Noite de Sergipe abrilhantou ainda mais o congresso. “Teve muito carinho da parte de Sergipe. Com certeza, foi uma festa que fechou com chave de ouro o nosso evento. Estão de parabéns. Desejamos que o Congresso Brasileiro em Sergipe também seja um supersucesso”, destacou.

/ Notícias / desenvolvimento

Quinta-Feira, 02 de Maio de 2024 às 13:45:00