Quinta-Feira, 07 de Março de 2024 às 18:15:00
Procon Sergipe participa de 33ª Reunião Ordinária da Senacon, em Salvador/BA
Evento acontece nesta quinta-feira, 07, e segue até amanhã, 08, e contará com painéis temáticos sobre racismo, proteção das mulheres nas relações de consumo, além do lançamento da segunda edição do Renegocia!

A Secretaria de Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc), por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Sergipe), participa, nesta quinta-feira, 7, em Salvador/BA, da 33ª Reunião Ordinária da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e membros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC). O encontro, voltado para órgãos como procons, defensorias públicas, ministérios públicos, seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil e entidades civis de todo o país, é marcado pelo intercâmbio de conhecimentos que visam fortalecer as relações consumeristas.

O evento, que segue até esta sexta, 8, conta com as presenças do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; do secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous; entre outras personalidades civis. Representando o estado de Sergipe, participam a secretária de Estado da Justiça, Viviane Pessoa; a diretora do Procon Sergipe, Raquel Martins; e a coordenadora jurídica do órgão de proteção do consumidor, Dayanne Viana.

Durante os dois dias, o evento trará painéis que abordarão temas como ‘O racismo nas relações de consumo’, ‘Atuação do SNDC junto às concessionárias de energia’, ‘Proteção das mulheres nas relações de consumo’ e ‘superendividamento nas relações de consumo’. Também serão discutidos os avanços e desafios enfrentados na integração dos órgãos do SNDC no país.

Na oportunidade, será feito o lançamento da segunda edição do Renegocia!, programa do Governo Federal que trata de um mutirão de negociação de dívidas organizado pela Senacon, que objetiva a prevenção do superendividamento e o auxílio aos consumidores na negociação de suas dívidas de forma mais acessível.

Participando do evento, a diretora do Procon/SE, Raquel Martins, destaca a importância do encontro. “Essas reuniões são consideradas de grande importância, pois promovem a integração entre os órgãos de defesa do consumidor, possibilitando a troca de conhecimentos e experiências a respeito de temas cruciais que envolvem a proteção aos consumidores. O resultado disso é o fortalecimento das ações em benefício da população”, destaca.

A secretária Viviane Pessoa falou sobre a importância do trabalho integrado entre os órgãos de proteção ao consumidor. “É a partir desse diálogo e compartilhamento de experiências que ajudamos a aprimorar, de forma constante, o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e, consequentemente, as ações realizadas por nosso Procon Estadual, em benefício dos nossos consumidores sergipanos”, salienta.

Procons Brasil

Antes da 33ª Reunião Ordinária, o Procon Sergipe participou, também na capital baiana, da Assembleia Geral da Associação Brasileira de Procons – Procons Brasil e reunião do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. O evento aconteceu na tarde da quarta-feira, 6, na Secretaria de Gestão de Salvador, e contou com a participação de representantes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Na ocasião, foi elaborado um documento com sugestões e reivindicações à Senacon sobre assuntos de interesses dos Procons de todo país.

/ Notícias / seguranca-publica

Procon Sergipe participa de 33ª Reunião Ordinária da Senacon, em Salvador/BA