Segunda-Feira, 06 de Maio de 2024 às 17:15:00
Governo de Sergipe integra etapa Nordeste da 5ª Conferência Regional de CT&I
Evento aconteceu em Recife, entre os dias 2 e 3 de maio, e contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos

Sergipe marcou presença na Etapa Nordeste da 5ª Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que foi realizada em Recife/PE, nos dias 2 e 3 deste mês. O encontro reuniu agentes públicos de nove estados do Nordeste, além de empresários e a sociedade civil, para dialogar sobre as políticas públicas que devem ser prioridade para a região nos próximos anos.

O evento contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, e, representando o Governo de Sergipe, do secretário Especial de de Planejamento, Orçamento e Inovação, Julio Filgueira, e da subsecretária de Transformação Digital e Inovação, Andréa Macedo, além de representantes das secretarias de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) e do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e do Sergipe Parque Tecnológico (Sergipetec). Além disso, o encontro teve a participação de membros da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

As propostas levadas pelos representantes sergipanos foram definidas durante a etapa estadual, que aconteceu no dia 3 de abril deste ano, e estão situadas em quatro eixos: recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e, ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.

Importância

Para a subsecretária de Transformação Digital e Inovação da Secretaria Especial de de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), Andréa Macedo, é fundamental buscar sempre a melhoria do ecossistema local de inovação em Sergipe. “A participação do estado de Sergipe na construção das políticas de ciência, tecnologia e inovação nos insere numa discussão nacional sobre os rumos da área para os próximos dez anos. É necessário que Sergipe intensifique o apoio ao tema e se aproxime das políticas nacionais de inovação”, destaca Andréa.

A última conferência que discutiu temas relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação aconteceu há 14 anos, em maio de 2010. Nesse contexto, o secretário Julio Filgueira destacou a importância da reinauguração desse ciclo de conferências, por parte do Governo Federal, em atenção à Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Para a Seplan, a participação tem mais importância ainda, porque ela acontece no momento em que nós estamos articulando a discussão da Estratégia Estadual de Inovação de Sergipe. E nós vamos acompanhar, junto com a Sedetec, a etapa nacional, de 4 a 6 de junho, em Brasília.

As propostas apresentadas pelos representantes de cada estado foram debatidas e deverão ser encaminhadas para a etapa nacional.

/ Notícias / governo

Governo de Sergipe integra etapa Nordeste da 5ª Conferência Regional de CT&I