Sexta-Feira, 05 de Abril de 2024 às 17:45:00
População de Cedro de São João recebe serviços disponibilizados pelo Detran/SE na 25ª edição do ‘Sergipe é aqui’
Serviço de informações sobre o Rode Bem foi o carro-chefe na área de atendimentos da ação realizada no município

Na quinta-feira, 4, a 25ª edição do ‘Sergipe é aqui’ ocorreu no município de Cedro de São João, localizado na região do baixo São Francisco sergipano. Na ocasião, o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) esteve presente disponibilizando mais de 30 serviços à comunidade. A ação aconteceu a partir das 8 horas, na Escola Municipal Antônio Carlos Valadares.

Foram disponibilizados vários serviços, como informações sobre exames médicos, prova teórica, pontuação e biometria durante o processo de formação de condutores; solicitação de requerimento de renovação; emissão do Documento Único de Arrecadação (DUA) e Certificado de Licenciamento Anual Eletrônico (CRLV-E); Autorização para Transferência de Propriedade Eletrônica ou Recibo de Venda (ATPV-E); atualização de endereço; comunicação de venda, vistoria de veículos particulares e públicos; e palestras educativas para crianças com temáticas ligadas ao trânsito, além de informações sobre o programa ‘Rode Bem’.

De acordo com a gerente de Atendimentos do Detran/SE, Carla Ivone, o serviço de informações sobre o ‘Rode Bem’ foi o carro-chefe desta edição. “Foi muito bom intensificar as informações para condutores de motocicletas que tinham dúvidas sobre os critérios do programa, que isenta o pagamento do IPVA para motociclistas com veículos com capacidade volumétrica entre 50 e 160 cilindradas”, explicou.

Segundo o auxiliar de serviços gerais Aldevando dos Santos, morador do município, o atendimento foi muito rápido e de fácil solução. “Consegui resolver toda a documentação do licenciamento veicular. Aproveitei minha folga para resolver a situação do meu veículo e evitar problemas no futuro, e ainda peguei informações sobre o ‘Rode Bem’”, disse.

Outra ação de relevância foi a presença do Ônibus-Escola, instrumento pedagógico que leva informações sobre segurança no trânsito. O professor Ítalo Rangel, que assistiu a diversas palestras, enfatizou a importância da ação. “O que vi aqui nos leva à reflexão de trabalharmos essas temáticas nas disciplinas curriculares. Fico feliz também pelos alunos que tiveram informações sobre a legislação de trânsito e cuidado nas vias, além de diversos temas que levarão para o resto da vida”, ressaltou.

Rode Bem

O decreto que regulamenta a Lei Estadual nº 9.349, que institui o programa Rode Bem em Sergipe, determina a isenção do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para proprietários de motocicletas que ganham até dois salários mínimos. O benefício é limitado a um veículo por usuário, desde que o veículo seja de fabricação nacional e com capacidade volumétrica entre 50 e 160 cilindradas, e também prevê a remissão de créditos tributários e anistia de multas caso o beneficiário atenda aos critérios estabelecidos.

Para ter acesso ao benefício, o proprietário deve ser residente em Sergipe, renda de até dois salários mínimos mensais, com comprovação necessária, possuir apenas um veículo registrado em seu nome e garantir que a motocicleta seja de fabricação nacional.

/ Notícias / seguranca-publica

Sexta-Feira, 05 de Abril de 2024 às 17:45:00