Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2024 às 08:30:00
Polícia Civil detalha funcionamento das 18 unidades plantonistas durante o Carnaval em Sergipe
São seis unidades em funcionamento na capital e Região Metropolitana e outras 12, incluindo as delegacias regionais no interior do estado

Para assegurar a efetividade do planejamento operacional da Polícia Civil e garantir a segurança pública de sergipanos e turistas durante as tradicionais festividades carnavalescas em Sergipe, estão em funcionamento 18 unidades plantonistas. Das unidades que estão operando em regime de plantão durante o Carnaval em Sergipe, seis ficam na área da capital e região metropolitana, e 12, incluindo as delegacias regionais, no interior do estado.

Plantonistas em Aracaju

Em Aracaju, a Polícia Civil estabeleceu quatro unidades plantonistas, sendo duas delas que já funcionam 24 horas independentemente da época festiva. No bairro Santos Dumont, na Zona Norte de Aracaju, está em funcionamento a Central de Flagrantes. Na unidade policial são registrados boletins de ocorrência e também é feito o atendimento às ocorrências conduzidas pelas forças de segurança pública, como prisões em flagrante.

Ainda na capital, permanece em funcionamento 24 horas o Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), que fica localizado na rua Itabaiana, nº 258, no bairro São José, região central de Aracaju. Lá são registrados os boletins de ocorrência pelas vítimas e, também, é feito o atendimento às ocorrências relacionadas aos grupos vulneráveis que são conduzidas pelas forças de segurança pública.

Com o objetivo de atender às eventuais ocorrências em torno do Bloco Rasgadinho, na área central de Aracaju, também estará em funcionamento a 2ª Delegacia Metropolitana (2ª DM). Para ampliar o atendimento aos sergipanos e aos turistas durante o período carnavalesco em Sergipe, a Polícia Civil também estabelece o funcionamento plantonista da Delegacia de Turismo (Detur), na Orla de Atalaia. O funcionamento da Detur acontece para facilitar o acesso de eventuais vítimas de crimes no período do Carnaval ao registro do boletim de ocorrência.

Outra opção de atendimento para registro de boletins de ocorrência será ofertada na 10ª Delegacia Metropolitana, que funciona na Rodovia dos Náufragos, n° 55 – Mosqueiro – Zona de Expansão de Aracaju. A unidade vai funcionar nos seguintes dias e horários: Sexta, 09/02 – das 13h às 21h, e de 10 a 13/02 das 8h às 20h.

“Temos sempre equipes compostas por delegados, agentes e escrivães, realizando a apuração criminal das ocorrências. Estruturamos vários plantões desde o início de fevereiro, mas esse planejamento é especificamente para o período do Carnaval”, especificou a coordenadora operacional das delegacias da capital, delegada Nalile Castro.

Barra dos Coqueiros

Diante do tradicional evento carnavalesco ‘Barra Folia’, que acontece na Barra dos Coqueiros, na região metropolitana, a Polícia Civil também estabeleceu o funcionamento plantonista da 11ª Delegacia Metropolitana (11ª DM), localizada na Rodovia José de Campos, no Bairro Moisés Gomes. Na unidade policial, o plantão também acontece durante todo o período carnavalesco, de 9 a 13 de fevereiro.

Ainda no que se refere à atuação da 11ª DM, o funcionamento plantonista da unidade policial ocorre na sexta-feira, 9, das 18h às 6h. Já de sábado a terça-feira – dias 10, 11, 12 e 13 – a unidade policial atua como plantonista das 16h às 4h. A 11ª DM atende casos que tenham como vítimas crianças, adolescentes e demais grupos vulneráveis.

Plantões no interior

Conforme o planejamento operacional da Polícia Civil para o Carnaval no interior do estado, além das cinco delegacias plantonistas que funcionam em Itabaiana, Estância (sede), Lagarto, Maruim e Propriá, foram definidos ainda os plantões nos municípios de Estância (região do Abaís), Caueira (Itaporanga D’Ajuda), Canindé de São Francisco, Itabaianinha, Neópolis, Pirambu e Simão Dias. Para todos os plantões, que ocorrem durante o período carnavalesco no estado, as equipes estão completas e formadas por delegados, agentes e escrivães.

Nas regiões do Abaís, Canindé de São Francisco, Itabaianinha, Neópolis, Pirambu e Simão Dias, as unidades plantonistas funcionam entre os dias 9 e 13 de fevereiro. Já na região da Caueira, o funcionamento plantonista acontece entre o sábado, 10, e a terça-feira, 13. Além dos plantões, tanto na capital, região metropolitana e interior, o Disque-Denúncia (181) permanece em funcionamento. “Implementamos uma política de prevenção para evitar ocorrências durante o período do Carnaval. Como nosso maior problema, durante o Carnaval, é o tráfico de drogas, também estivemos atuando preventivamente para diminuir essas ocorrências”, ressaltou o coordenador Operacional das Delegacias do Interior, delegado Fábio Pereira.

/ Notícias / seguranca-publica

Sexta-Feira, 09 de Fevereiro de 2024 às 08:30:00