Quinta-Feira, 02 de Maio de 2024 às 18:15:00
Saúde promove ação do Programa Saúde na Escola e imuniza estudantes em Japaratuba
A vacinação das crianças e adolescentes aconteceu na Escola Municipal Professor Emiliano Nunes de Moura e no Centro de Excelência Senador Gonçalo Rollemberg

Para melhorar a cobertura vacinal e reforçar a importância da imunização das crianças e adolescente, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), promoveu nesta quinta-feira, 2, mais uma ação do Programa Saúde na Escola, dessa vez no município de Japaratuba, com a imunização dos estudantes da Escola Municipal Professor Emiliano Nunes de Moura e do Centro de Excelência Senador Gonçalo Rollemberg.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, promover essas ações de prevenção à saúde é uma oportunidade para aumentar a cobertura vacinal no Estado. “A nossa taxa de cobertura está deixando a desejar, isso é um cenário nacional, e uma das nossas estratégias é realizar a busca ativa dentro das escolas, para podermos atingir esses indicadores e, mais que isso, proteger a nossa população daquelas doenças imunopreveníveis e que tanto impactam nos serviços de saúde”, disse.

As escolas são ambientes onde as crianças estão em contato próximo com as outras, o que torna mais fácil a disseminação de doenças infecciosas. A vacinação escolar oferece uma oportunidade conveniente para atingir um grande número de crianças em um local centralizado, ajudando a aumentar as taxas de imunização e reduzir a propagação de doenças. Além disso, desempenha um papel importante na educação e conscientização dos estudantes, pais e professores sobre a importância da imunização. Isso pode ajudar a combater a desinformação e os mitos relacionados às vacinas, promovendo uma compreensão mais ampla dos benefícios da imunização.

Segundo o diretor da DAPS, Luan Araújo, o Programa Saúde na Escola vem melhorando os índices de vacinação nas regiões onde as ações são desenvolvidas. “Essa ação aqui no município de Japaratuba é uma articulação que se estende a todos os municípios. Assim como em algumas cidades, Japaratuba tem se destacado em relação aos indicadores, isso acaba motivando para que tanto o município fortaleça o Programa Saúde na Escola com as ações de saúde, como também para os profissionais que estão aqui na ponta, estejam cada vez mais empenhados em melhorar ainda mais esses indicadores”, concluiu o diretor.

Para a  diretora da Escola Municipal Professor Emiliano Nunes de Moura, Lília Aragão, o programa é muito importante para a conscientização, pois mostra às crianças que elas precisam se vacinar e ensina sobre a importância dessa vacinação no contexto de vida delas. “As crianças que estão com suas carteiras irregulares puderam atualizar, com a autorização dos pais.  Eles adoraram conhecer mais sobre a imunização e como é primordial para a nossa saúde”, finalizou a diretora.

Vacinas ofertadas

O Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), garante o acesso gratuito às vacinas que protegem contra mais de 40 doenças. As vacinas estão disponíveis durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) como a BCG, Sarampo, Rubéola, Tétano, Difteria, Coqueluche, HPV e muitas outras que estão presentes no Programa de Imunização.

A vacinação é uma estratégia fundamental para a promoção da saúde pública e a prevenção de doenças. Ela contribui para reduzir a morbidade e a mortalidade associadas a doenças infecciosas, além de melhorar a qualidade de vida das crianças e da comunidade em geral.

/ Notícias / saude

Quinta-Feira, 02 de Maio de 2024 às 18:15:00