Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2007 às 12:30:00
Polícia Militar orienta foliões sobre cuidados no Pré-Caju

O Governo do Estado vai disponibilizar durante os quatro dias de festa do Pré-Caju, através da Secretaria de Segurança Pública, toda a estrutura de segurança para garantir a tranqüilidade dos turistas e sergipanos durante a 15ª edição da prévia carnavalesca. Até o próximo domingo, 21, 3.426 policiais militares estarão em atividade. Algumas recomendações estão sendo passadas aos foliões, como evitar levar bolsas e grandes quantias de dinheiro, para evitar assaltos.

Segundo o comandante do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), coronel Antônio dos Santos, a parceria com a comunidade é importante. "Pedimos à população que atenda às solicitações da polícia e nos ajude no combate ao crime", disse o comandante.

Entre as recomendações estão evitar levar bolsas, altas quantias de dinheiro, celulares, jóias e objetos caros. Além disso, as pessoas devem ficar atentas em pontos de ônibus e evitar circular por locais isolados, onde é alta a incidência de roubos. Outra recomendação é que os foliões prefiram estacionamentos seguros a deixar o veículo em lugares desertos. Em casos de assalto, a orientação é evitar gestos bruscos e não reagir.

Nos 4,5 quilômetros de percursos do Pré-Caju haverá 19 portões. Em cada um, policiais farão o controle do acesso dos foliões com detectores de metal. Também serão montadas seis cabines de desarmamento, onde os policiais e as pessoas que têm porte deverão deixar suas armas para entrar no espaço da festa. No trajeto, serão instalados 29 postos elevados de fiscalização com a presença de policiais.

Já no policiamento periférico, que fará a segurança na área externa da festa, serão empregadas 62 motos, sendo 12 da PM e 50 da CPTran, 22 conjuntos do Esquadrão de Polícia Montada (EPMon) e 10 bicicletas. Por noite, cinco carros e 15 policiais da Companhia de Radiopatrulha farão o policiamento nas áreas próximas ao evento. Unidades operacionais do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC) também estarão atentas aos pontos de ônibus e táxis nos bairros, para inibir assaltos e garantir a tranqüilidade na chegada e saída dos foliões.

A Polícia Civil atuará com 200 agentes, 45 escrivães e 20 delegados. A Delegacia Plantonista manterá dois delegados de plantão no período do Pré-Caju. O Corpo de Bombeiros trabalhará com 150 homens por noite e colocará lanchas para o patrulhamento nas águas do rio Sergipe.

Por fim, foi montada uma estrutura unificada que terá postos fixos do Corpo de Bombeiros, das polícias Civil e Militar, do Instituto de Identificação, da Defesa Civil, da Defensoria Pública, do Conselho Tutelar, da Fundação Renascer, da Vigilância Sanitária, da Guarda Municipal e do Samu. A estrutura foi montada na área de um dos estacionamentos externos do parque Augusto Franco, próximo ao início da Passarela da Alegria, na avenida Beira Mar.

/ Notícias / seguranca-publica

Polícia Militar orienta foliões sobre cuidados no Pré-Caju