Quarta-Feira, 11 de Setembro de 2013 às 18:14:00
Polícia Civil lança projeto de prevenção à criminalidade no Santa Maria
Projeto Acorde tem como objetivo trabalhar na área de prevenção a criminalidade e vigilância, fazendo a mediação de conflitos no atendimento de ocorrências de menor potencial ofensivo

Na tarde desta terça-feira, 10, a Polícia Civil de Sergipe fez o lançamento do Projeto Acorde, que é uma iniciativa da Superintendência da Polícia Civil e tem como objetivo trabalhar na área de prevenção a criminalidade e vigilância, fazendo a mediação de conflitos no atendimento de ocorrências de menor potencial ofensivo, buscando assim diminuir o índice de criminalidade.

O evento de lançamento aconteceu no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) do bairro Santa Maria. Segundo a coordenadora e idealizadora do projeto, delegada Daniele Lima Barreto, a ideia é diminuir o índice de criminalidade, resolvendo os pequenos conflitos e impedindo que ele se transforme em problemas maiores.

“O núcleo do bairro Santa Maria seria a semente. É preciso que o policial tenha habilidade de apurar, investigar, prender e mediar, pois não trabalhamos somente com graves conflitos penais, mas com pequenos conflitos que muitas vezes são as sementes dos conflitos maiores,” ressaltou a delegada.

O bairro Santa Maria foi escolhido para lançamento do projeto, porque reúne características importantes para esse experimentação, onde há uma integração entre as polícias Civil e Militar e a existência de uma rede de líderes comunitários. Além disso, é uma região onde estatisticamente há um índice elevado de crimes registrados.

O projeto será inserido dentro das práticas diárias e cotidianas das atividades policiais. “O problema não são os conflitos, mas sim os resultados negativos dos conflitos, quando não se sabe lidar com eles. Além do que, o atendimento será feito por mediadores por pessoas do quadro da Polícia Civil, agentes e escrivães, que foram preparados especificamente para atuar com a técnica de mediação de conflitos,” explicou Daniela Lima.

Para superintendente da Polícia Civil, delegada Katarina Feitosa, a polícia de Sergipe já trabalha com mediação de conflitos há algum tempo, mas faltava um pouco mais de ordenamento. “Hoje o Projeto Acorde já faz parte do planejamento estratégico da Polícia Civil, tendo a frente a delegada Daniela Lima, onde será feito uma melhor estruturação nas questões que envolvem dados e suas mecanização,” disse Katarina.

Estiveram presentes também no lançamento do piloto do Projeto Acorde, a coordenadora da Polícia Civil da capital (Copcal), delegada Viviane Pessoa, a assessora da superintendente, delegada Nalile Castro, além da mediadora Joselita Lima Santos, a supervisora Cristiane Oliveira, entre alguns delegados e membros do projeto.

/ Notícias / seguranca-publica

Polícia Civil lança projeto de prevenção à criminalidade no Santa Maria