Sexta-Feira, 05 de Janeiro de 2024 às 16:45:00
Número de mortes violentas cai mais de 71% em sete anos em Aracaju
Em comparativo com o ano de 2016, quando ocorreram 414 homicídios dolosos na capital sergipana, 297 vidas foram preservadas em 2023 apenas na capital sergipana

Em termos de redução de crimes violentos, a capital sergipana apresentou uma queda de 71,7% nos homicídios dolosos em comparativo entre 2016 (ano em que houve alta nos índices de criminalidade em Sergipe) com o ano de 2023. O dado foi identificado pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Ceacrim) e revela ainda que pelo menos 297 vidas foram preservadas apenas em Aracaju. O levantamento foi apresentado em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira, 5.

De acordo com o levantamento, no ano de 2016 ocorreram 414 homicídios dolosos (quando há a intenção de matar a vítima). Sete anos depois, ainda conforme os dados mapeados pela Ceacrim, Aracaju encerrou o ano de 2023 com 117 homicídios dolosos, representando queda de 71,7% na incidência desse crime na capital sergipana.

Para o coordenador de estatística da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Sidney Teles, a queda na quantidade de mortes violentas é fruto de diversos fatores inerentes à atuação da segurança pública. “É multifatorial. Temos o trabalho integrado entre as polícias, incremento em concurso público. São muitos fatores que contribuíram para a redução dos homicídios e hoje podemos dizer que Aracaju vive um momento de segurança”, enfatizou.

Conforme o comandante da Polícia Militar, coronel Alexsandro Ribeiro, a atuação da segurança pública está voltada a garantir a paz e a tranquilidade à população também na capital. “Sergipe foi um dos estados que mais reduziu homicídios dolosos no Brasil, e não seria diferente na capital do estado. Não tenho dúvidas de que 2023 é um ano exitoso para a nossa segurança pública”, destacou.

Segundo o delegado-geral, Thiago Leandro, a queda nos homicídios na capital segue a tendência que vem sendo identificada em Sergipe e reflete a atuação de forma integrada entre as forças de segurança pública. “Esse trabalho vem dando certo e hoje temos um estado seguro. O que o cidadão mais quer é estar tranquilo em sua cidade e isso estamos buscando. Aos poucos estamos conseguindo”, reiterou.

De acordo com o coordenador de perícias, Nestor Barros, a diminuição na quantidade de mortes decorrentes de crimes em Sergipe está atrelada também ao trabalho pericial que complementa a atuação das polícias Civil e Militar. “Com o aumento do número de armas apreendidas, nossa participação é fornecer o mais rápido possível o laudo pericial para que os autores dos crimes sejam condenados com a prova técnica”, evidenciou.

Redução

Conforme o levantamento, em 2016 Sergipe enfrentava um cenário de alta nos índices de criminalidade, apresentando números que assustavam a população e que eram destaque negativo nacionalmente. Naquele ano foram registrados 1.306 homicídios dolosos. Sete anos depois, em 2023, foram registrados 448 homicídios dolosos, representando uma diminuição de 65,7% na quantidade.

Quando o recorte é feito apenas comparando os anos de 2022 e 2023, a Ceacrim identificou uma queda de 22,6% na incidência de homicídios dolosos, número que também evidencia a série histórica registrada desde 2016. Enquanto que em 2022 ocorreram 579 homicídios dolosos, em 2023 aconteceram 448 crimes. No período, ao menos 131 vidas foram preservadas em comparativo entre 2022 e 2023.

/ Notícias / seguranca-publica

Número de mortes violentas cai mais de 71% em sete anos em Aracaju