Terça-Feira, 08 de Fevereiro de 2011 às 16:28:00
Número de inquéritos encaminhados à Justiça em 2010 teve aumento de 36,5%

Os números estatísticos divulgados nesta semana pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal da Polícia Civil (CEACrim) apontaram um crescimento de 36,5% no número de inquéritos policiais enviados ao Poder Judiciário com ou sem autoria definida no ano de 2010 quando comparado ao ano de 2009. No ano passado foram contabilizados 10.067 procedimentos encaminhados à Justiça, enquanto em 2009 foram registrados 7.375, ou seja, 2.692 inquéritos a mais encaminhados.

De acordo com o superintendente da Polícia Civil, João Batista Santos Júnior, o resultado é fruto do desempenho dos servidores da Polícia Civil de Sergipe e dos investimentos implementados pelo Governo de Sergipe. “Esses dados positivos é o resultado da abenegação de todos os servidores da Polícia Civil, que entenderam a proposta de organização e controle das estatísticas com o intuito de alcançarmos metas. Essa captação das informações cartorárias faz com que as equipes estejam sempre motivadas, prestando um melhor serviço ao povo sergipano. Tudo isso visando o objetivo mais importante que é o inquérito policial, onde estão contidas as circunstâncias dos crimes e seus autores”, destacou Batista.

O superintendente comemora os números e salienta que novas estratégias estão sendo adotadas pela Polícia Civil de Sergipe com o objetivo de melhorar ainda mais os serviços e o atendimento ao público. “O aumento dos inquéritos policiais encaminhados ao Poder Judiciário no ano passado é um avanço extraordinário. Esperamos que em 2011 os números sejam ainda melhores. Para isso vamos melhorar ainda mais o sistema de captação e fiscalização dos procedimentos cartorários no sentido de buscar uma melhor produtividade e a partir daí uma valorização dos profissionais que vem desempenhando um trabalho diferenciado. Tudo isso, através da filosofia da meritocracia”, explicou o superintendente.

Investimentos

Ainda de acordo com Batista, os investimentos do Governo do Estado contribuíram para o aumento da produtividade da Polícia Civil e a melhoria do atendimento ao público. “Hoje possuímos um parque tecnológico que não deixa a desejar a nenhuma Polícia Civil do Brasil. Todas as nossas unidades policiais estão interligadas e se comunicam entre si. Isso possibilita o acompanhamento dos procedimentos cartorários. Além disso, há um projeto em andamento que visa a virtualização dos inquéritos policias que dará um upgrade no trabalho desenvolvido pela Polícia Civil”, destacou João.

João Batista falou, ainda, do investimento na reciclagem e aperfeiçoamento dos servidores, através de cursos ministrados na Academia de Polícia Civil (Acadepol) e através de cursos de ensino à distância. “Os investimentos do Governo do Estado, tanto na questão material como de valorização dos profissionais de segurança pública vem contribuindo bastante para alcançarmos um serviço de excelência. Além disso, a política de valorização salarial adotada fez com que possuíssemos nos nossos quadros policiais motivados e dispostos a dá prosseguimento em suas carreiras”, finalizou João Batista.

/ Notícias / seguranca-publica

Número de inquéritos encaminhados à Justiça em 2010 teve aumento de 36,5%