Quinta-Feira, 27 de Novembro de 2014 às 14:08:00
Governo participa de evento internacional que discute prevenção contra as drogas

Acontece nesta quinta-feira, 27, prosseguindo durante todo dia de amanhã o I Congresso Internacional de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas (PREVINE-2014). O secretário adjunto da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe (SSP-SE), João Batista, participa do Congresso representando o governador do estado Jackson Barreto

O evento internacional, que é uma promoção da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça, é direcionado para gestores estaduais de segurança pública e saúde, além de estudantes, pesquisadores e professores universitários do Brasil e de outros países.

As discussões acontecem no auditório do Museu Nacional de Brasília, localizado na Esplanada dos Ministérios. A abertura contou com as presenças do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, do secretário nacional de políticas sobre drogas, Vitore Maximiano, e do coordenador de saúde mental do Ministério da Saúde, Roberto Tykanori, que na oportunidade representou o ministro Arthur Chioro.

O ministro Cardozo destaca na sua fala a importância da prevenção e a parceria do Estado com a sociedade no combate ao tráfico de drogas.

"O Estado junto com a sociedade tem que desenvolver políticas de prevenção. Atividade de prevenção, conscietização, mudança de cultura, reflexão e apropriação de boas práticas é fundamental. A presidenta Dilma determinou firmeza no enfrentamento as drogas. Portanto o combate aos narcotraficantes, tratamento de qualidade para o dependente, politicas corretas de ressocialização e prevenção são as nossas diretrizes. Esse Congresso pode imensamente nos ajudar nesse desafio", destaca Cardozo.

Estão sendo discutidos projetos que já foram implementados nos 27 Estados brasileiros e mais o Distrito Federal a exemplo do Programa Crack, é Preciso Vencer. Ainda acontecerão palestras de estudiosos relativas a drogas como o tabaco.

Para João Batista, o Congresso é uma oportunidade para discussões e reavaliações de projetos e programas de prevenção. "O tráfico de drogas é o maior problema que enfrentamos com relação a segurança pública, pois desencadeia uma série de crimes como o homicídio por exemplo. Acredito que o trabalho de repressão e combate ao tráfico de drogas por parte da polícia aliada a uma boa prevenção e tratamento dos usuários é uma grande sacada. Em Sergipe já existem projetos que vêm dando muito certo como o Proerd. Precisamos ampliar esse tipo de trabalho", pontua.

/ Notícias / seguranca-publica

Quinta-Feira, 27 de Novembro de 2014 às 14:08:00