Segunda-Feira, 15 de Dezembro de 2014 às 10:34:00
Governo já emitiu quase 200 mil documentos de identidade em 2014
Sergipe é o único estado onde a 1ª via do documento de identidade é emitida no mesmo dia

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), emitiu de janeiro a novembro deste ano 196.184 documentos de identificação civil. Os números são relativos a identidades de  1ª e 2ª vias.

O documento, que proporciona cidadania a população, pode ser emitido na sede do Instituto de Identificação, localizado na avenida Adélia Franco, 3243, em Aracaju; Nos Centros de Atendimentos ao Cidadão (Ceacs, localizados nos shoppings Jardins e Rio Mar, além do Ceac localizado na Rodoviária Nova na avenida Tancredo Neves; e em mais 49 postos de atendimentos localizados em municípios do interior sergipano.

De acordo com o diretor do Instituto de Identificação, Everett Ferreira da Silva, no ano de 2013, de janeiro a dezembro, foram emitidas pela SSP 198.130 identidades.  Este ano, a expectativa é que sejam emitidos mais de 200 mil. “Somente aqui na sede, em Aracaju, nós atendemos uma média de 250 pessoas por dia. Faltando computar o mês de dezembro, que está em andamento, com certeza iremos ultrapassar a marca de 200 mil documentos emitidos em 2014”, explicou.

Ainda segundo Everett, o estado de Sergipe é o único da Federação onde a 1ª via do documento de identidade é emitida no mesmo dia para quem mora no estado. “Por conta disso, atendemos uma grande demanda de estados que fazem divisa com Sergipe, a exemplo de Alagoas e Bahia, onde a população prefere tirar a 1ª via no nosso estado. Esses atendimentos correspondem a 30% da nossa produção”, destacou.

Serviços ofertados

Na sede do Instituto de Identificação, na avenida Adélia Franco, são ofertados serviços aos cidadãos que tiveram seu documento perdido, extraviado ou roubado (são exigidos no caso o registro de nascimento legível original e cópia, 2 fotos 3x4, comprovante de residência, CPF e Boletim de Ocorrência). Além disso, somente na sede é confeccionada a 1ª via do documento de identidade para adultos e troca de documentos com validade vencida.

Nos Ceacs (Shoppings e Rodoviária Nova) são emitidas identidades de menores (0 a 17 anos) e troca de carteiras (2ª via). No segundo caso, são exigidos a carteira vencida, registro de nascimento original com cópia ou certidão de casamento. Caso seja divorciado o cidadão tem que apresentar documento de cartório averbado. E se for viúvo deve apresentar a certidão de óbito do companheiro. Nos dois casos também são cobrados comprovante de residência, certidão de nascimento original legível e cópia, CPF e duas fotos 3x4.

"Existe o serviço de agendamento para serviços disponibilizados pelos Ceacs. O cidadão pode buscar essa alternativa através do telefone 0800-0796100 ou se preferir pelo site agendamento.ceac.se.gov.br", informou Everett.

Já nos 49 postos espalhados por cidades do interior são ofertadas a emissão de 1ª via para menores (0 a 17 anos) e 2ª via (troca de carteira) com os mesmos documentos destacados anteriormente.

"Apenas no caso de 2ª via é cobrada uma taxa de R$ 9,00. Essa tarifa é uma das mais baratas do Brasil. A média cobrada nos outros estados gira em torno de R$ 20,00 e R$ 30,00. Além disso, destinamos 10% da emissão de documentos para pessoas que comprovadamente estão abaixo da linha de pobreza. Essa situação tem que ser constatada com a apresentação de um relatório de um assistente social", destacou Everett.

Postos do Interior

Um convênio do Governo de Sergipe, através da SSP, com prefeituras de municípios do interior do Estado proporciona a interiorização dos serviços do Instituto de Identificação. Os moradores devem procurar as respectivas prefeituras para identificar os locais de atendimento.

“É importante salientar que os postos localizados no interior irão entrar em recesso no período de 19 de dezembro até 17 de janeiro. Nesse período, a sede do Instituto de Identificação e os Ceacs receberão toda a demanda do Estado”, salientou Everett.

Confira os municípios que possuem esse atendimento: Aquidabã, Arauá, Boquim, Campo do Brito, Canindé do São Francisco, Capela, Carira, Carmópolis, Cristinapólis, Estância, Frei Paulo, Indiaroba, Ilha das Flores, Itabaiana, Itabaianinha, Itaporanga D'Ajuda, Japaratuba, Lagarto, Laranjeiras, Macambira, Malhador, Maruim, Moita Bonita, Muribeca, Neópolis, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Socorro, Pacatuba, Pedrinhas, Pedra Mole, Pinhão, Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha, Propriá, Riachão do Dantas, Riachuelo, Ribeirópolis, Rosário do Catete, Salgado, São Cristóvão, Santa Luzia do Itanhy, São Miguel do Aleixo, Simão Dia, Tobias Barreto, Tomar do Geru, Telha, Umbaúba.

Confira o infográfico da SSP sobre o serviço do Instituto de Identificação.

/ Notícias / seguranca-publica

Governo já emitiu quase 200 mil documentos de identidade em 2014
Segunda-Feira, 15 de Dezembro de 2014 às 10:34:00

Serviços ofertados

Postos do Interior

Confira o infográfico da SSP sobre o serviço do Instituto de Identificação.