Terça-Feira, 05 de Março de 2024 às 23:45:00
Detran/SE lança campanha ‘Mascote Mirim’ em escola da rede estadual de ensino
Projeto foi lançado na Escola Estadual Augusto Maynard, no Centro de Aracaju

Na manhã desta terça-feira, 5, o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran-SE) lançou a campanha Mascote Mirim, ação educativa que tem como objetivo escolher um mascote para representar o órgão, de maneira simbólica e lúdica, envolvendo a população infantil no processo de conscientização para um trânsito seguro. A unidade escolar escolhida para o lançamento da iniciativa foi a Escola Estadual Augusto Maynard, no Centro de Aracaju.

O evento contou com a presença de vários órgãos ligados ao trânsito, como a Polícia Militar do Estado de Sergipe (PMSE), por meio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv); Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT) de Carmópolis; superintendências municipais de Transportes e Trânsito (SMTTs) de Aracaju, Laranjeiras, Itabaianinha e Nossa Senhora do Socorro; Guarda Municipal de Aracaju (GMA); Conselho Nacional de Trânsito (Contran); e a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, por meio da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA).

Durante o lançamento da campanha, foi apresentado o projeto de seleção do mascote mirim que representará o Detran/SE. Segundo a coordenadora da Educação para o Trânsito do órgão, Tissiane Costa, a ideia surgiu a partir do lançamento do Bloquinho de Multas, outra iniciativa educativa da autarquia que tem como intuito tornar, de maneira simbólica, as crianças em 'agentes de trânsito mirins', para que eles fiscalizem a conduta dos pais e responsáveis na condução do veículo. “Quando pensamos no Bloquinho, sabíamos que a criança, de forma lúdica e leve, 'multaria’ seus pais ou responsáveis na condução dos seus veículos, e queríamos também um mascote que representasse essa criançada”, explicou.

O evento também contou com a presença do Grupo Cones de Teatro, da SMTT de Aracaju, que abordou, de maneira lúdica e divertida, temas relacionados ao trânsito com musicalidade e teatralização.

Presente no lançamento, a diretora-presidente do Detran/SE, Naleide de Andrade, aponta a importância de a ação ser iniciada em uma escola. "O mascote não é só um representante, ele estará colaborando, sendo referência para outras crianças no aprendizado. A temática deve ser tratada constantemente na escola, dentro da educação básica, com qualidade e inclusão. Agradeço à diretora da Escola Augusto Maynard, Soleide Ferreira, pela receptividade e sensibilidade em receber esse projeto", ressaltou.

De acordo com o comandante do BPRv, major Silveira, a iniciativa da seleção do mascote garante que a educação para o trânsito atinja as crianças. "É na escola que a criança socializa o conhecimento. Quanto mais investirmos nessa proposta, mais teremos adultos formadores de opinião sobre um trânsito com menos sinistros", enfatizou.

Seleção do Mascote

O Detran/SE, por entender o papel essencial das crianças no trânsito, estimula a criatividade e a produção de trabalhos entre o público infantil das redes pública e privada de ensino de Sergipe. Podem participar do projeto crianças com idade entre cinco e dez anos. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas por um representante legal, informando a escola em que a criança estuda, data de nascimento, nome completo e telefone para contato do responsável.

Também deve ser enviado um desenho e um vídeo da criança desenhando para o email concurso.coet2024@gmail.com, entre os dias 5 e 20 de março deste ano. Para mais informações, é possível entrar em contato com a Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran/SE por meio do telefone 3226-2000.

/ Notícias / seguranca-publica

Detran/SE lança campanha ‘Mascote Mirim’ em escola da rede estadual de ensino