Segunda-Feira, 26 de Fevereiro de 2024 às 10:15:00
Delegacia Especial cumpre 80 mandados de investigações de atos infracionais cometidos por adolescentes
Em 2023, 100% dos boletins de ocorrência foram despachados pela Delegacia Especial de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca)

A Delegacia Especial de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) apresentou o resultado das ações deflagradas em torno das investigações conduzidas pela unidade durante o ano de 2023. No ano passado, a unidade cumpriu 80 mandados expedidos pela Justiça, no âmbito de investigações envolvendo adolescentes, e concluiu 94,82% dos procedimentos policiais instaurados. Dos mandados judiciais cumpridos em 2023, 63 foram de internação, dez de semi-internação e sete de busca e apreensão. Também no último ano, a unidade instaurou 348 inquéritos policiais, dos quais 330 já foram concluídos e remetidos ao Poder Judiciário.

Para o delegado Valter Simas, titular da unidade, a Depca concluiu o ano com excelência em atuação. “Seja no setor de investigação, a partir do grande número de cumprimentos de decisões judiciais, seja no cartório, com o envio de uma grande quantidade de procedimentos encaminhados à Justiça”, ressaltou. O delegado também evidenciou que a atuação dos servidores foi essencial para os resultados alcançados em 2023. “Os procedimentos policiais só têm andamento de forma célere se cartório e setor de investigação trabalharem em conjunto, em harmonia, e foi isso que aconteceu”, destacou Valter Simas.

Atuação

Um desses procedimentos resultou na apreensão de moedas falsas adquiridas e disseminadas em Aracaju, ocorrida em 30 de outubro de 2023, na capital. Durante a ação, dois adolescentes prestaram informações e R$ 1 mil, em cédulas falsas de R$ 50 e R$ 20, foi apreendido. Também no segundo semestre, especificamente em 1º de dezembro, após trabalho detalhado de apuração policial, a Depca apreendeu um adolescente suspeito de ato infracional de tentativa de homicídio com uso de arma de fogo, no município de São Cristóvão. O caso ocorreu quando a vítima trafegava em via pública com sua moto, em direção a uma instituição de ensino para buscar a esposa.

Ainda de acordo com os números da Delegacia Especial, os boletins de ocorrência feitos no ano passado foram 100% despachados, não existindo nenhuma demanda pendente de 2023. Na mesma linha, todas as 121 cotas e requisições do Poder Judiciário e Ministério Público foram cumpridas pela Delegacia Especial de Proteção à Criança e ao Adolescente.

/ Notícias / seguranca-publica

Segunda-Feira, 26 de Fevereiro de 2024 às 10:15:00