Terça-Feira, 13 de Fevereiro de 2024 às 14:15:00
Cães farejadores integram reforço do policiamento militar para identificar substâncias ilícitas e coibir crimes durante o carnaval
Animais foram selecionados nos treinamentos diários da unidade especializada para atuação em ambientes com grande fluxo de pessoas

Cães farejadores são importantes aliados no trabalho da segurança pública de interceptação do transporte de substâncias ilícitas, evitando crimes como o tráfico de drogas. Para essa missão, os cães passam por treinamento constante junto aos tutores, como acontece na Companhia Independente de Policiamento com Cães (CipCães), da Polícia Militar, que permitiu a seleção dos animais mais preparados para atuação no carnaval.

É esse treinamento constante que torna possível a seleção dos cães farejadores mais aptos para emprego diante do fluxo de pessoas em períodos como o carnavalesco, como explica o sargento Etelvan Santos Dias. “Como somos uma unidade especializada, o trabalho é feito dentro de uma rotina de treinamento. Temos as manhãs para treinar, e a seleção dos nossos cães foi feita antecipadamente”, indicou.

Quando há a seleção dos cachorros, a unidade especializada já identifica os animais que não irão estranhar o ambiente. “Os nossos cães já foram selecionados justamente para trabalhar em locais onde vai ter aglomeração de pessoas e barulho. Esses cães foram selecionados antecipadamente”, complementou o sargento integrante da CipCães, atuante no treinamento dos cães farejadores da unidade.

Com os cães farejadores selecionados, a atuação da Polícia Militar se torna ainda mais efetiva na busca por entorpecentes também no período carnavalesco. Para encontrar os materiais ilícitos, é necessária a abordagem, onde são empregados os cães farejadores da CipCães. “Às vezes as pessoas não entendem muito bem o nosso papel, mas é um trabalho preventivo que pode ajudar a sociedade em geral”, complementou o sargento Etelvan Santos Dias, evidenciando o trabalho da CipCães.

Acionamento das forças de segurança pública

Caso sejam identificadas situações de transporte de materiais ilícitos como drogas, é possível acionar a Polícia Militar por meio do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), no telefone 190. Casos recorrentes também podem ser comunicados ao Disque-Denúncia (181). É com essas informações que a CipCães pode ser acionada para que os cães farejadores identifiquem as substâncias ilícitas.

/ Notícias / seguranca-publica

Terça-Feira, 13 de Fevereiro de 2024 às 14:15:00