Terça-Feira, 12 de Junho de 2012 às 17:29:00
AL destaca investimentos de mais de R$ 30 milhões na Segurança

O expediente na Assembleia Legislativa de Sergipe na manhã desta terça-feira, 12, foi marcado pelo pronunciamento dos deputados a respeito dos mais de R$ 30 milhões de investimentos em obras de infraestrutura na área de Segurança Pública. O líder do governo na casa, deputado Francisco Gualberto, fez um balanço dos investimentos nos últimos cinco anos e mostrou, na prática, que a Secretaria da Segurança Pública (SSP) progrediu na construção e ampliação de unidades policiais do Estado.

Através de um investimento que atingiu quase 60% dos municípios do estado nos últimos anos, a SSP entregou, só nos últimos 30 dias, oito novas unidades policiais, entre delegacias de grande porte e Centros Integrados em Segurança Pública (Cisps). “Ao contrário do que tem sido dito, essa atenção do Governo de Sergipe não é de agora, mas começou há mais cinco anos. Basta ver a sede da SSP, entregue em 2010, o Cisp da Barra dos Coqueiros, em 2009, o de Porto da Folha, em 2011, e tantos outros”, destacou o deputado Francisco Gualberto.

O parlamentar mostrou investimentos em 42 unidades policiais, desde a sede da SSP, que precisou ser desocupada por conta da situação caótica em que se encontrava, como também delegacias regionais em Lagarto, Itabaiana, 3ª Delegacia Metropolitana e Cisps localizados desde o baixo sertão, até o agreste do estado. “A imagem que se passa, de que o Governo tem sido negligente com a reformulação dos prédios da Segurança Pública, não é verdadeira. As imagens e os números falam por si só. Claro que há ainda a necessidade de atingir outros municípios e vamos trabalhar para que isso aconteça o mais rápido possível”, destacou Gualberto.

Planejamento

A execução do planejamento da SSP para reconstruir boa parte dos prédios da Segurança Pública não começou em 2012, e data ainda do início do Governo Marcelo Déda.  Com a criação do setor de obras e engenharia da SSP e com a parceria imprescindível com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Sergipe atingiu uma realidade bem diferente da apresentada há poucos anos.

O presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil, Kássio Viana, acompanhou a apresentação e viu como positivo os dados apresentados pelo líder do governo. “Ele apresentou as obras em unidades policiais, mas nós também mostramos, em uma coletiva, que havia várias delegacias para serem reformadas e construídas”, justificou o delegado.

Francisco Gualberto argumentou que há um planejamento bem definido, segundo informações da SSP para que todas as cidades do estado sejam atingidas pelos investimentos. “Essas obras não foram criadas com a ajuda de uma varinha de condão, mas já vinham sendo construídas há muito tempo. E o governador as inaugurou, e inaugurará tantas outras em breve, seguindo a agenda governamental”, frisou Gualberto.

Reconhecimento

O deputado estadual Gustinho Ribeiro (PSD), vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, disse que o pronunciamento do deputado Francisco Gualberto mostra para a sociedade tudo que o governo vem fazendo pela Segurança Publica. Ele mencionou a compra de equipamentos, armamentos, e principalmente o salário dos policiais, que de acordo com ele, é o segundo melhor do país.

Falando de Lagarto, Gustinho lembrou que, depois da implantação do Gati (Grupo de ações Táticas do Interior), a criminalidade no município apresentou uma redução da ordem de 90%. “Isso é uma demonstração clara dos investimentos que vem sendo feito pelo Governo do Estado na Segurança Pública, não só no município de Lagarto, mas em todo o estado”, disse.

Já o deputado Zezinho Guimarães (PMDB) comparou a situação da segurança pública em Sergipe no ano de 2006 com o momento atual. Ele ressaltou que as unidades policiais naquela época eram insalubres, os armamentos deteriorados e os salários dos policiais eram um dos piores do país. “Hoje, reconhecemos que ainda falta muita coisa a ser feita, mas não há como negar os avanços. Delegacias foram reformadas e construídas, novas armas, viaturas e fardamentos foram comprados e hoje temos uma das polícias mais bem pagas do país”, enfatizou.

/ Notícias / seguranca-publica

AL destaca investimentos de mais de R$ 30 milhões na Segurança