Segunda-Feira, 22 de Janeiro de 2007 às 05:30:00
Secretaria de Saúde orienta prevenção contra o sarampo
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), orienta a população para que todas as pessoas com sintomas de suspeita de sarampo procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Devido ao crescente número de casos de sarampo registrados recentemente em municípios do estado da Bahia, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), orienta a população para que todas as pessoas com sintomas de suspeita de sarampo procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Da mesma forma, alerta aos profissionais de saúde para que estejam atentos em notificar e desencadear ações para eliminar a cadeia de transmissão da doença. As principais manifestações que caracterizam um caso suspeito de sarampo são febre, manchas vermelhas no corpo (exantema máculo-papular), acompanhados de tosse, coriza ou conjuntivite, independentemente da idade ou situação vacinal prévia.

O sarampo é uma doença transmissível, altamente contagiosa, que pode ser prevenida pela vacinação adequada. A suspeita de sarampo faz desencadear ações que visam quebrar a cadeia de transmissão da doença, efetuando-se o bloqueio vacinal em crianças de seis meses a homens de até 39 anos e mulheres até os 49 anos.

CASOS

Em dezembro de 2006, o Ministério da Saúde informou a ocorrência de dois casos confirmados de Sarampo na cidade de João Dourado (BA), conhecidos em meados de novembro do ano passado. Desde então, foram contabilizados 47 casos de Sarampo, sendo 18 em João Dourado, 26 em Filadélfia , um em Irecê e dois em Senhor do Bomfim , todos do Estado da Bahia.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, as crianças devem receber uma dose da vacina aos 12 meses e uma dose de reforço em idade pré-escolar, de acordo com o Calendário de Vacinação. Para adolescentes e adultos ? homens até 39 anos e mulheres até 49 anos ? que não tenham sido vacinados, recomenda-se uma dose da vacina tríplice viral. Outros grupos de risco que devem ser priorizados para vacinação são os profissionais da saúde, do turismo e do sexo.

Já crianças entre 12 meses e 11 anos que tenham recebido apenas uma dose da vacina, devem receber mais uma dose de reforço. Mulheres grávidas não devem ser vacinadas com a vacina tríplice viral. Outra recomendação da Secretaria de Saúde é que todas as pessoas que se dirigirem ao Estado da Bahia devam ser vacinadas até 10 dias antes da viagem. "Além disso, todas as secretarias municipais devem se empenhar na intensificação da vacina tríplice viral nos grupos prioritários", diz Rogério Carvalho.

Desde 1999, o Estado de Sergipe e o Governo Federal se empenham no Programa de Erradicação do Sarampo, em cumprimento a acordo internacional dos países das Américas. Desde o ano 2000 que não se registra caso de sarampo no Estado. Em nível nacional, os casos ocorridos em 2005, nos estados de São Paulo e Santa Catarina, e em 2006, na Bahia, são de vírus importados de outros países.

/ Notícias / saude

Secretaria de Saúde orienta prevenção contra o sarampo