Segunda-Feira, 16 de Maio de 2022 às 15:15:00
Saúde Sergipe qualifica profissionais sobre atendimento de urgências e emergências obstétricas
O curso é um importante investimento realizado pela SES com objetivo de capacitar médicos e enfermeiros na assistência ao parto e no atendimento às emergências obstétricas

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Núcleo Estadual de Educação Permanente em Saúde, Diretora de Atenção Especializada e Urgências e Funesa, realizou, neste sábado, 14, e domingo, 15, a capacitação destinada a médicos e enfermeiros que atuam na Rede Materna do Estado de Sergipe. Eles participaram do curso de suporte avançado de vida em obstetrícia, ministrado pelo Also Brasil – referência mundial em melhoria e uniformização dos cuidados maternos.

“Buscamos sempre avançar na qualificação do atendimento de urgências e emergências obstétricas, auxiliando na normatização das técnicas utilizadas em maternidades e hospitais. O curso traz esse olhar para a importância da utilização dos serviços regionais de assistência ao parto e a melhora do acesso da população a tais serviços”, salienta a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa.

O curso de suporte avançado de vida em obstetrícia é um importante investimento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde com objetivo de capacitar médicos e enfermeiros na assistência ao parto e no atendimento às emergências obstétricas de acordo com protocolos internacionais. O curso, concebido em 1991 é certificado pela Universidade de Wisconsin nos EUA.

Durante o ano de 2022, serão ofertadas 60 vagas para a capacitação, sendo 30 profissionais capacitados nesta primeira turma e os demais com previsão de realização no mês de agosto.

Curso
O curso foi criado em 1991 pela Universidade de Wisconsin (EUA) e é administrado pela Academia Americana de Médicos de Família (AAFP), referência mundial de melhoria e uniformização da assistência multidisciplinar materna, para aperfeiçoar os resultados do uso do risco obstétrico das urgências e emergências maternas. No Brasil, é desenvolvido desde 2000 e, até o momento, já capacitou mais de 15 mil profissionais em todos os estados.

/ Notícias / saude

Segunda-Feira, 16 de Maio de 2022 às 15:15:00