Terça-Feira, 23 de Janeiro de 2024 às 15:00:00
Saúde participa da 20ª edição do ‘Sergipe é aqui’ que acontecerá em Santana do São Francisco
Consultas, ultrassons e até marcação de cirurgias serão realizadas durante a ação itinerante

A ação itinerante do Governo de Sergipe chega à sua 20ª edição, e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) segue promovendo acesso à saúde para os moradores do município visitado pelo ‘Sergipe é aqui’. Desta vez, o programa contemplará a população de Santana do São Francisco, que receberá exames de ultrassom, consultas odontológicas, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites virais B e C, coleta de amostras para exames PSA, além de orientações sobre doação de medula óssea.

A Carreta do Homem realizará exames de ultrassom e consultas com clínico geral. Já a Carreta da Mulher fará exames de ultrassom e de citologia, teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. A Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’ oferecerá testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites virais B e C.

Lacen e Hemose

O Laboratório Central de Sergipe (Lacen) também estará disponível para quem deseja coletar amostras para exames PSA, teste utilizado como check-up principalmente para diagnosticar o câncer de próstata, antes mesmo do aparecimento dos sintomas, além de coletar amostras para testes do Programa de Proteção à Gestante (Protege), durante o primeiro e o último trimestre da gravidez.

Já o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) possibilitará a coleta de amostras com cinco mililitros de sangue para cadastro de doador de medula óssea, bem como dará orientações sobre a importância da doação de sangue.

Sorrir Sergipe

O programa, que já percorreu diversos municípios, levará avaliação odontológica e detecção precoce de câncer de cavidade oral, conhecido popularmente como câncer de boca. Durante a avaliação, os pacientes que apresentam lesões suspeitas ao câncer de boca passam pelo olhar direcionado de um cirurgião bucomaxilofacial e estomatologista, sendo encaminhados para atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Opera Sergipe

Os usuários regulados no Programa Opera Sergipe também poderão realizar consulta com um cirurgião geral, fazer agendamento de exames pré-operatórios no prestador credenciado e fazer a marcação da data da cirurgia. As cirurgias eletivas disponibilizadas na primeira etapa do Opera Sergipe são: histerectomia total; histerectomia c/anexectomia; colecistectomia; postectomia; histerectomia (por via vaginal); correção cirúrgica de hidrocele; hernioplastia incisional; hernioplastia umbilical; hemorroidectomia; laqueadura tubária; colpoperioneoplastia anterior e posterior; hernioplastia epigastrica; hernioplastia inguinal bilateral; hernioplastia inguinal/crural (unilateral); hernioplastia recidivante.

/ Notícias / saude

Terça-Feira, 23 de Janeiro de 2024 às 15:00:00