Sexta-Feira, 16 de Fevereiro de 2024 às 10:00:00
Samu 192 Sergipe divulga balanço de atendimentos durante o Carnaval 2024
Em comparação a anos anteriores, houve uma diminuição dos índices de trauma no período das festas carnavalescas

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Sergipe (Samu 192 Sergipe) , divulgou  o balanço geral do número de atendimentos entre os dias 09 a 14 de fevereiro. Durante o período carnavalesco de 2024, o serviço realizou 888 atendimentos. Deste total, foram encaminhados para as unidades de saúde 614 pacientes: 175 vítimas de acidentes de trânsito, 74 pessoas foram acidentadas por causa de queda, 49 por violência interpessoal, sete por atropelamento, cinco por afogamento, duas por queimadura e 220 intercorrências. Neste período, foram registrados 48 óbitos.

De acordo com o superintendente do Samu 192 Sergipe, a Central de Regulação de Urgências (CRU) recebeu 5.607 ligações, e o amplo apoio assistencial nas festas carnavalescas realizadas na capital caracterizaram o desempenho das equipes do Samu 192 Sergipe.

“Quando comparamos o Carnaval 2024 com os carnavais dos anos anteriores percebemos que houve uma diminuição dos índices de trauma, por isso entendemos que foi um carnaval mais tranquilo. Alguns incidentes que aconteceram foram durante o percurso, por exemplo, na BR ou nas rodovias estaduais. Em relação às festas que cobrimos, houve um número muito mais reduzido de atendimento, na sua maioria foram atendimentos clínicos e nenhum deles atendimento grave”, explicou.

A superintende informou ainda que “esses números são resultados da prevenção em relação às festividades, além do trabalho articulado com as demais instituições, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), com o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) e com a Polícia Militar de Sergipe (PMSE)”, finalizou.

/ Notícias / saude

Samu 192 Sergipe divulga balanço de atendimentos durante o Carnaval 2024