Terça-Feira, 30 de Janeiro de 2024 às 11:00:00
Huse realizou mais de 120 mil exames pelo Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico em 2023
Equipamentos de alta tecnologia do Hospital de Urgências de Sergipe garantem assistência especializada aos usuários do SUS

Com o objetivo de proporcionar uma maior celeridade, garantir ainda mais qualidade nos serviços ofertados e a otimização dos diagnósticos, a fim de possibilitar um tratamento mais eficiente e preciso, o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) tem investido em modernização e ampliação do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) da unidade hospitalar. Além da implantação do procedimento endoscópico das vias biliares e pâncreas, o serviço foi contemplado com mais um aparelho moderno de raio X fixo para ampliação da assistência aos pacientes.

Somente em 2023 foram realizados mais de 120 mil exames diagnósticos em toda a unidade hospitalar. Os dados representam um aumento de 22,5% no número de procedimentos em relação a 2022. Entre os exames solicitados pelas diversas especialidades médicas estão: a broncoscopia com quase 700 exames realizados em 2023, a colonoscopia com mais de 1.400 procedimentos, o eletrocardiograma (ECG) com mais de 8.300 exames realizados e o ecocardiograma (ECO) com mais de 3.500 procedimentos.

O SADT oferta ainda exames de Endoscopia Digestiva Alta com mais de 1.900 procedimentos realizados em 2023, tomografia computadorizada sem contraste somando mais de 27 mil exames e com contraste com mais de 4.700, além de mais de 9 mil ultrassonografias e mais de 66 mil exames de raio X.

“Entendemos a importância da unidade hospitalar por receber uma grande quantidade de pacientes em busca de um atendimento qualificado. Por isso, o Huse tem investido em melhorias constantes, adquirindo novos equipamentos e buscando ampliar, cada vez mais, os nossos serviços. Aumentamos a oferta da nossa assistência com novos dias e horários, a partir de uma reestruturação, e ampliamos a escala médica para a realização dos exames. Isso traz um impacto bastante positivo na agilidade para os procedimentos e diagnósticos mais precisos dos pacientes”, destaca a coordenadora do SADT, Noelma Santos.

Em agosto do ano passado, o Huse também passou a realizar o exame de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), sob a responsabilidade do médico Bruno Correa e do endoscopista André Océa, sendo o primeiro serviço estadual a realizar o procedimento pelo Sistema Único de Saúde. O exame é considerado minimamente invasivo e realizado para tratamento de doenças benignas e malignas das vias biliares, possibilitando a drenagem da via biliar com a extração de cálculos (pedras), passagem de stents, em casos de obstrução por tumores, além de  auxiliar na confirmação dos diagnósticos. No total, foram realizados, em 2023, 92 procedimentos.

Para este ano, a coordenadora já adianta novos projetos. “Temos uma expectativa de aumento dos nossos serviços para 2024. Conseguimos avançar no ano passado na celeridade da entrega de resultados e em uma agenda reprimida que não possuímos mais e, agora, é buscar novas perspectivas. São propostas para melhorar cada vez mais a nossa assistência como a ampliação de mais um serviço de endoscopia, aquisição de novos equipamentos e melhorias na infraestrutura, investindo ainda mais nos serviços do Huse e promovendo uma maior rapidez nos atendimentos aos nossos pacientes”, explicou a coordenadora, Noelma Santos.

/ Notícias / saude

Terça-Feira, 30 de Janeiro de 2024 às 11:00:00