Quarta-Feira, 06 de Março de 2024 às 10:00:00
Huse promove encontro de integração para turma pioneira em Técnico de Enfermagem da Seduc
O Núcleo de Educação Permanente da unidade hospitalar é responsável pelo acolhimento e destaca temáticas relevantes para estudantes que irão realizar atividades de estágio no hospital

O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) se destaca, ao longo dos anos, como um relevante campo de estágio para acadêmicos da área da Saúde. Instituições de ensino conveniadas com a unidade hospitalar desenvolvem atividades pertinentes a área de atuação do estudante, contribuindo com a formação acadêmica e desenvolvimento profissional. Um encontro de integração, realizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do hospital, marcou o início do estágio da primeira turma formada por estudantes do curso Técnico de Enfermagem Subsequente do Centro de Educação Profissional Governador Marcelo Déda Chagas, localizado em Carmópolis, iniciativa pioneira da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc).

As ações de integração acontecem no início de cada semestre, antes do aluno atuar diretamente no campo de estágio. “É um encontro muito importante entre as instituições de ensino e o serviço de saúde, com o intuito de fortalecer os vínculos e proporcionar um acolhimento, criando também um espaço de diálogo para o início das atividades que serão desenvolvidas durante os estágios curriculares obrigatórios nas unidades de produção na nossa instituição”, destacou a gerente do NEP do Huse, Anne Karoline Cruz.

A iniciativa é realizada para todas as instituições conveniadas com a unidade hospitalar, sejam elas de cursos técnicos e superiores que desenvolvem atividades de estágio no Huse. Da turma do curso Técnico de Enfermagem Subsequente, 92 alunos realizarão atividades do estágio curricular obrigatório supervisionado em três hospitais da Rede Estadual de Saúde. Além do Huse, o Hospital Regional de Propriá e o Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro também fazem parte do campo de atuação para os estudantes.

Entre as temáticas debatidas estão: a importância do estágio para a vida acadêmica do estudante, as normas e rotinas dos setores e uso do Equipamento de Proteção Individual. “Os estudantes são orientados, da melhor forma possível, a aproveitarem as oportunidades para colocarem em prática os conhecimentos que eles adquiriram na sala de aula. É importante ainda ressaltar algumas normas gerais dos estágios e diretrizes que são estabelecidas por conta da ética profissional. Sempre abordamos pontos relevantes porque, a partir do momento que começam a atuar no hospital, eles devem seguir instruções como se já fossem profissionais de saúde”, salientou a enfermeira do NEP, Flávia Santos, que conduziu o encontro.

Sobre o NEP

O Núcleo de Educação Permanente tem como importante papel auxiliar e facilitar o aprendizado do aluno em relação ao conteúdo do estágio, além de orientar o estudante no início de uma etapa significativa da vida acadêmica. “Esse momento de integração é obrigatório para que o aluno compreenda a sua principal função na unidade hospitalar. Ele precisa ser crítico, reflexivo e pensar no produto final porque ele estará lidando com vidas”, concluiu Flávia.

/ Notícias / saude

Quarta-Feira, 06 de Março de 2024 às 10:00:00