Segunda-Feira, 12 de Fevereiro de 2007 às 02:40:00
Coordenação DST/AIDS realiza campanha de prevenção durante o Carnaval
O Programa Estadual de DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai realizar durante o Carnaval 2007 a campanha ?Caia na folia, mas sexo só com camisinha?.

O Programa Estadual de DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai realizar durante o Carnaval 2007 a campanha "Caia na folia, mas sexo só com camisinha". De 16 a 20 de fevereiro, a equipe do programa vai conscientizar os foliões sobre a necessidade de se prevenir contra as doenças sexualmente transmissíveis, especialmente a Aids, com a distribuição de panfletos, preservativos, cartazes, bandanas e a participação do famoso Camisildo, onde serão transportados os materiais.

"O Carnaval é um ótimo momento para divulgarmos a prevenção porque é um evento de massa em que a possibilidade de relações sexuais ocasionais é muito grande. A gente costuma dizer que a bebida alcoólica é inimiga da camisinha porque tira a atenção das pessoas para os cuidados e, por isso, é fundamental estarmos presentes", explica o coordenador do programa, o médico Almir Santana.

O trabalho de prevenção para o Carnaval começou desde o dia 22 de janeiro, com a articulação das secretarias municipais de Saúde para definir as estratégias de ação em todas as cidades sergipanas. A partir desta segunda-feira, 12, as prefeituras começarão a receber o material da campanha e camisinhas para distribuir gratuitamente. "Os municípios foram orientados a não distribuir camisinha aleatoriamente, mas divulgar a distribuição e concentrá-la nas barracas de prevenção", explica Santana.

Com a municipalização da Saúde, cada município ficou responsável pela estrutura de prevenção. "Nós estamos dando todo o apoio e vamos levar nossas equipes para as cidades onde a concentração de pessoas é maior", afirma Almir Santana. No último sábado, 9, o Camisildo participou do Bloco da Saúde em Tobias Barreto e na manhã de domingo, 11, a equipe do programa de DST/AIDS participou do Bloco do Sesc na Orla de Atalaia.

Confira a programação da campanha

Sexta-feira, 16, às 15hSimão Dias - Bloco da CAPS