Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2024 às 16:00:00
Balanço do Hemose destaca saldo positivo nas doações durante o período de Carnaval
O sangue coletado no Hemose é distribuído em Sergipe e beneficia pacientes da rede hospitalar pública e rede conveniada do Estado

A campanha de carnaval promovida pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) apresentou saldo positivo com 2.115 atendimentos e 1.704 doações de sangue no período de 25 de janeiro a 12 de fevereiro.

“Considerando que o carnaval é uma festa em que as pessoas começam a aproveitar uma semana antes, nos bloquinhos de rua ou viajando, este ano conseguimos uma boa adesão nas doações, isso foi bastante positivo”, destaca a gerente de Ações Estratégicas do Hemose, Rozeli Dantas.

De acordo com dados do sistema Hemovida, a campanha de 2024 somou 162 doações de sangue a mais, em relação a 2023. No momento, os estoques estão em níveis razoáveis e atendendo em sua totalidade a hemorrede estadual, composta por 35 unidades, dentre hospitais e maternidades públicas de Sergipe.

Para a assistente social Rozeli Dantas, o saldo positivo da campanha de Carnaval mostra a importância da conscientização de todos sobre o ato de doar sangue. “Sem os doadores fidelizados e as pessoas que atuam como mobilizadores, isso não seria possível. Nós queremos agradecer essa corrente de solidariedade que se junta ao Hemose para salvar vidas", salienta a gestora.

Rede de assistência

O sangue coletado no Hemose atende à demanda dos hospitais nas urgências e emergências, cirurgias de média e alta complexidade, além do seu serviço ambulatorial, que presta assistência a pacientes portadores de coagulopatias e hemoglobinopatias, como, anemias falciformes, talassemias e outras doenças crônicas que precisam receber transfusão de sangue e hemocomponentes com regularidade.

Campanhas e parcerias

Durante os dias que antecederam o feriado do carnaval, o hemocentro de Sergipe recebeu doadores de grupos e empresas solidárias, como Mectech Engenharia, Mosaic, kuality Estância, Amigos de Patricia Itabaiana, União Juventude Aracaju, Igreja Assembleia de Deus, Igreja Adventista do Sétimo Dia de Tobias Barreto, São Cristóvão e Indiaroba. Outra ação para preparar os estoques foi a coleta externa realizada em parceria com a Sergipe Gás (Sergas), em Aracaju.

Critérios e agendamento

É importante ressaltar que, para doar sangue, é preciso estar bem de saúde, ter idade entre 16 a 69 anos, pesar acima de 50 quilos, comparecer ao serviço bem alimentado e apresentar um documento oficial original com foto.

Para mais informações e agendamento de serviços ligue: (79) 3225-8039, 3259-3174 ou 99117-0102.

/ Notícias / saude

Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2024 às 16:00:00