Terça-Feira, 27 de Abril de 2021 às 09:45:00
OAB/SE adere à Campanha Destinar
Expectativa é que no ano de 2021 a arrecadação alcance R$1 milhão

Com a prorrogação do prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda 2021 para 31 de maio, o time de parceiros que compõe a Campanha Destinar continua realizando encontros virtuais de incentivo à destinação de parte do imposto devido aos fundos municipais e estadual. Com esse objetivo, nesta segunda, 26, a vice-governadora do Estado de Sergipe, Eliane Aquino, participou da reunião ordinária do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Sergipe (OAB/SE).

Satisfeita com o encontro, a vice-governadora Eliane Aquino agradeceu aos presentes na reunião virtual e reforçou a importância da união de esforços em prol das pessoas que mais precisam. “Inicialmente quero agradecer a todos que fazem a OAB/SE pelo convite e dizer que é fundamental que pensemos fora de nossas caixas. Diante de tudo que está acontecendo com o nosso país, se não unirmos forças para pensar juntos, não iremos muito longe. A Campanha Destinar é um exemplo dessa união de esforços, que com a chancela da Receita Federal passou a ter um peso muito significativo na adesão da população. Após tantos anos de estrada, tenho algo muito certo em mim: ninguém faz política pública apenas com boa vontade. É necessário recursos para que possamos realmente ter ações prioritárias para as crianças e idosos e a Campanha Destinar é uma fonte de recursos com um grande potencial”, explicou.

De acordo com o presidente da OAB/SE, Inácio Krauss, também é uma atribuição da instituição trabalhar para a defesa das causas sociais “Nós participamos do lançamento da Campanha Destinar 2021 e não poderíamos deixar de solicitar uma reunião para que as conselheiras e conselheiros pudessem conhecer a iniciativa e aderir à campanha. Eu tenho muita clareza do papel que a OAB desempenha na sociedade e ele não está ligado apenas à advocacia, mas também ao fortalecimento das políticas sociais, tão importantes e fundamentais em nosso país, sobretudo no momento que estamos vivendo”.

A campanha Destinar teve início em Sergipe no ano de 2017, com as tratativas entre os órgãos parceiros, através da então vice-prefeita Eliane Aquino, Receita Federal de Sergipe e Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe. Ao longo dos anos, junto com o número de entidades envolvidas na iniciativa, a arrecadação destinada aos Fundos Municipais e Estaduais teve crescimentos bastante significativos, saltando de R$288 mil em 2018 para cerca de R$500 mil em 2019 e mais de R$700 mil em 2020. A expectativa é que no ano de 2021 a arrecadação alcance R$1 milhão.

Durante a reunião, o delegado da Receita Federal em Sergipe, Marlton Caldas, evidenciou o destaque que a Campanha Destinar tem recebido nacionalmente. “Essa campanha é um sucesso a nível nacional por conta das parcerias que conseguimos estabelecer, as estratégias que viemos adotando durante esses anos e pelo engajamento das pessoas. É um prazer para nós fazer parte dessa campanha que é reconhecida nacionalmente, a exemplo de um evento que participamos no mês de março a convite da Receita Federal de Feira de Santana/BA, para compartilharmos as experiências da Campanha Destinar em Sergipe”, destacou.

Vale salientar que a destinação de parte do imposto de renda aos fundos das crianças, adolescentes e idosos podem ser realizados por todos os contribuintes que tenham valor a pagar ou a restituir e podem ser direcionados a qualquer um dos municípios sergipanos aptos a receber os valores.

“Eu vejo a Campanha Destinar como uma ação na área de cidadania fiscal que veio para aproximar o contribuinte do próprio Fisco. Essa é uma pauta importantíssima porque através dela é possível angariar recursos tanto para o fundo da criança e do adolescente, quanto dos idosos. É uma oportunidade que temos de escolher para onde vai uma parcela do nosso imposto”, disse o diretor tesoureiro do Conselho da OAB, Davi Garcez.

Na oportunidade, a vice-governadora Eliane Aquino também explanou a respeito da terceira etapa da campanha Solidarize-SE, iniciativa que visa arrecadar alimentos, materiais de limpeza, álcool a 70% e máscaras para pessoas que vivem atualmente na pobreza ou extrema pobreza.

Presenças

Além dos conselheiros da OAB/SE, o evento também contou com a presença do Conselheiro Federal da OAB, Vitor Lisboa, da presidente da Comissão Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Glícia Salmeron e do presidente do Conselho Regional de Contabilidade  Vanderson Mélo.

/ Notícias / inclusao-social

OAB/SE adere à Campanha Destinar