Quinta-Feira, 14 de Outubro de 2021 às 14:00:00
Vice-governadora debate com presidente da Alese e alunas do Atheneu
O objetivo foi de destacar a importância da pauta da pobreza menstrual no Estado de Sergipe

Com o objetivo de destacar a importância da pauta da pobreza menstrual no Estado de Sergipe, a vice-governadora Eliane Aquino esteve reunida na manhã desta quinta-feira(14), com o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado estadual Luciano Bispo e com os deputados Zezinho Sobral e Kitty Lima. Na ocasião, Eliane esteve acompanhada por alunas do Colégio Atheneu Sergipense, sendo uma delas Lenice Ramos, autora de um projeto sobre o assunto.

O tema diginidade menstrual está sendo debatido nacionalmente nas últimas semanas. Dados obtidos pela Toluna Influencers apontam que uma em cada quatro mulheres brasileiras já faltou aula por não poder comprar absorventes higiênicos. Levando em consideração a gravidade e urgência do assunto, a vice-governadora Eliane Aquino provocou a reunião das alunas com representantes da Alese. “Nós estamos lidando com uma nova geração que está se abrindo muito para os problemas históricos na nossa sociedade, a exemplo do machismo e do preconceito em geral. Ter jovens estudantes da rede pública com essa consciência plena a respeito das necessidades de um número tão grande de meninas e mulheres é extremamente importante e por isso nós buscamos esse encontro. Precisamos dar a essas meninas todo o protagonismo nas ações, porque são elas que estão na ponta, vivenciando esses desafios”, pontuou a vice-governadora.

Lenice Ramos tem 17 anos e é aluna do colégio Atheneu Sergipense. Após fundar o projeto ONU Mulheres e dentro dele propor um programa de distribuição de absorventes para alunas da rede pública, iniciativa que ficou levou a segunda colocação nacional do “Programa Parlamento Jovem Brasileiro”, a estudante pautou para os presentes na reunião as necessidades da juventude feminina. “Nós tivemos a oportunidade de apresentar o projeto para a Alese e estamos muito felizes com mais este passo. A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e a Vice-Governadoria foram fundamentais para que pudéssemos chegar aqui hoje”, explicou a estudante.

De acordo com o presidente da Alese, o deputado Luciano Bispo, o gabinete da Assembleia recebeu as demandas solicitadas pelas estudantes de forma muito positiva. “Nós queremos parabenizar as meninas por trazerem ao plenário uma pauta tão importante e nos comprometemos, seguindo os ritos da Casa, manter um diálogo muito aberto com o executivo até que possamos chegar em um denominador comum”, assegurou o presidente.

Também esteve presente na reunião o diretor do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, Daniel Lemos.

/ Notícias / governo

Vice-governadora debate com presidente da Alese e alunas do Atheneu