Segunda-Feira, 18 de Março de 2024 às 14:45:00
SETC inicia primeira fase da renovação do seu parque tecnológico

A Secretaria de Estado da Transparência e Controle (SETC) deu início ao projeto de renovação do parque tecnológico com a instalação de 30 novos computadores de mesa (desktop) e a configuração de novos programas de uso específico relativos às atividades da SETC.

Nesta fase estão sendo entregues aos setores 26 computadores (desktop) com 16 GB de RAM e processador AMD Ryzen 5 e monitores de 22 polegadas, e outros 4 computadores (desktop) com 32 gb de RAM e processador AMD Ryzen 7 com monitores de 23 polegadas. As primeiras máquinas foram instaladas nas áreas de fiscalização, o Núcleo de Regularidade, a Auditoria Governamental e o setor de Integridade, sendo também iniciada a instalação no gabinete da secretaria.

As aquisições são oriundas de operação de crédito firmada pelo Estado de Sergipe e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), visando o financiamento do Programa de Modernização da Gestão Fiscal do Estado (Profisco II). A SETC participa do projeto, sendo responsável por duas entregas de subprodutos dentro do componente da Gestão Fazendária e Transparência Fiscal.

A iniciativa representa um dos maiores investimentos em novos computadores dos últimos 16 anos, pois a estrutura que vinha sendo utilizada estava bastante defasada, com equipamentos de informática que rodavam com sistema operacional Windows Vista, Windows 7 e apenas 6 computadores com Windows 10.

De acordo com a secretária de Estado da Transparência e Controle, Silvana Maria Lisboa Lima, as mudanças vão proporcionar uma maior amplitude ao trabalho da SETC, pois a estrutura em uso não mais atendia às necessidades, com risco de perda de arquivos e sem condições de fazer backup das informações.

“A renovação do parque tecnológico realizada pelo Governo do Estado oferece mais condições para a que a SETC auxilie na melhoria do desempenho da governança pública, contribuindo para o aumento da eficiência no planejamento, monitoramento e avaliação dos resultados, assim como a mitigação dos riscos fiscais, o fortalecimento dos mecanismos de transparência e a melhoria da prestação de serviços ao cidadão”, pontuou.

Além dos novos computadores, o projeto de renovação do parque tecnológico prevê ainda aquisições de notebooks, desktops completos e tablets. Também serão adquiridos softwares e licenças, monitores de TV, projetores e servidores com tecnologia avançada.

“A reformulação do parque tecnológico da SETC representa um salto de qualidade para a secretaria, contemplando ainda a contratação de empresa especializada em desenvolvimento e estruturação dos sistemas informatizados e integrados nas áreas, consolidando a implantação da sistemática de controle interno no Estado”, complementou a secretária Silvana Lisboa.

/ Notícias / governo

SETC inicia primeira fase da renovação do seu parque tecnológico