Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 às 21:45:00
Sermão do Monte é a atração da Vila da Páscoa Iluminada na Sexta-Feira da Paixão
Evento manteve a tradição de reunir milhares de espectadores para assistir à encenação da 'A Paixão de Cristo'

Na Sexta-feira da Paixão, 29, a praça de eventos na Orla da Atalaia, em Aracaju, foi palco de uma das mais aguardadas celebrações da Semana Santa em Sergipe: o Sermão do Monte 2024 – 'Venha o Teu Reino'. O evento, promovido pela Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ), integrou a programação da Vila da Páscoa Iluminada, que ocorre de 8 a 31 de março nos lagos da Orla.

Em sua 26ª edição, o Sermão do Monte manteve a tradição de reunir milhares de espectadores para assistir à encenação da 'A Paixão de Cristo'. A narrativa da Via Crucis foi representada em uma ilustração viva ao ar livre, com cenários inspiradores e um elenco composto por mais de 100 voluntários.Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe, por meio da Lei 8.945/21, o Sermão do Monte atrai uma audiência diversificada, abrangendo todas as faixas etárias, para uma programação fraterna e gratuita.

Presente ao evento, o governador Fábio Mitidieri comentou a relevância do Sermão do Monte na vida religiosa e cultural de Sergipe, demonstrando apoio na valorização da tradição.

“O Sermão do Monte já se tornou Patrimônio Imaterial e Cultural de Sergipe, reunindo milhares de fiéis em um lindo momento de confraternização e louvor. Que a noite desta Sexta-feira da Paixão seja abençoada  pelo amor de Jesus Cristo e que o manto milagroso cubra todas as famílias! ”, disse Fábio Mitidieri.

Além da emocionante encenação de 'A Paixão de Cristo', o evento deste ano trouxe apresentações artísticas, o Corredor dos Milagres, ministração da palavra, e momentos de louvor com os cantores Laressa e Lucas Abreu, além da participação especial do cantor Thalles Roberto.

Celebração

A empregada doméstica Cláudia Martins, moradora de Aracaju há 17 anos, disse que o Sermão do Monte  não é apenas um evento religioso, mas uma oportunidade para a comunidade refletir sobre os ensinamentos de Cristo e celebrar a vida e a ressurreição em um ambiente de união e esperança.

“Como cristã, a mensagem da vida e ressurreição de Cristo é o que mais me chama a atenção. Desde o início até o fim, o renascimento de Jesus está presente, vivo até hoje. É por isso que essa data é tão importante para celebrar junto com toda a comunidade cristã. Participar do Sermão do Monte aqui na Orla da Atalaia é uma oportunidade única de estar com todo mundo, unindo em fé e esperança. Além disso, a parceria com a Vila da Páscoa é uma adição maravilhosa, trazendo ainda mais significado para essa celebração. Já tive o prazer de visitar a Vila da Páscoa e fiquei encantada com a proposta. Não é apenas sobre cultura, mas também sobre impulsionar a economia local, especialmente para os trabalhadores informais. É uma oportunidade para todos fazerem um pouco de dinheiro durante esse período da Quaresma”, afirmou.

A pastora Valdinete ressaltou a importância do evento para celebrar a ressurreição de Cristo, reunindo a comunidade cristã e proporcionando um momento de união e fé.

“É um momento que toca o coração das pessoas e as leva a crerem ainda mais. É verdadeiramente uma bênção. Essa proposta de integração com a Vila da Páscoa Iluminada, especialmente durante este período significativo, é fundamental. Estou grata por fazer parte desse momento e por testemunhar a fé e a união da comunidade durante o Sermão do Monte”.

Edson Andrade veio com uma caravana composta por dez pessoas da cidade de Pirambu. O autônomo destacou o Sermão do Monte, assim como a Vila da Páscoa, elogiando a contribuição para a cultural da cidade durante o período da Quaresma.

"Para nós, essa celebração é de extrema importância para o crescimento espiritual. É uma oportunidade de adorar a Cristo junto com nossos irmãos. Por isso, achamos essa iniciativa bastante interessante”, comentou.

A cabeleireira Anelise Dantas falou sobre a importância do Sermão do Monte, como  também elogiou a iniciativa do Governo do Estado em promover eventos culturais durante a Páscoa, não apenas como forma de celebração religiosa, mas também como oportunidade de fomentar a economia local.

“A última vez que estive aqui foi quando estava grávida do meu primeiro filho. Passei um tempo sem vir, mas estou retornando agora. Lembro que na última vez que estive aqui, quem cantou foi Thales, o que trouxe uma sensação de nostalgia. Para mim, este evento tem um significado muito importante, pois nos faz lembrar do sacrifício de Cristo na Cruz do Calvário. É uma oportunidade de estarmos juntos com pessoas de várias denominações e etnias, o que é muito enriquecedor. Esse encontro promove uma sensação de comunhão, onde acabamos nos envolvendo e conhecendo outras pessoas. A proposta da Vila da Páscoa é interessante, estou  achando muito legal e importante”, declarou.

Sermão do Monte

A primeira edição do Sermão do Monte aconteceu em 1998, na Praça Maria Quitéria, no bairro Dezoito do Forte, zona norte da capital sergipana. Desde então, o evento cresceu e ganhou notoriedade, chegando a atrair mais de 40 mil pessoas nas últimas edições na Orla de Atalaia.

O espetáculo já foi realizado em diversos locais, incluindo o Parque Governador Augusto Franco (Parque da Sementeira). Desde 2013, vem sendo realizado na Praça de Eventos da Orla de Atalaia, contribuindo para impulsionar o turismo religioso em Aracaju durante a Semana Santa.

Vila da Páscoa Iluminada

A Vila da Páscoa é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), e Federação do Comércio do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), com apoio da Energisa, Brisanet e Projeto Tamar.

/ Notícias / governo

Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 às 21:45:00