Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 às 15:00:00
População de Carira elogia organização e estrutura dos serviços ofertados na 26ª edição do ‘Sergipe é aqui’
Além da grande gama de atendimentos ofertados para a população, o programa do Governo do Estado também tem se destacado como uma importante vitrine para impulsionar o comércio local e fortalecer o empreendedorismo na região

O município de Carira, localizado no coração do agreste sergipano, vivenciou nesta sexta-feira, 19, um dia especial. Aguardada com expectativa ao longo de toda a semana, a chegada do programa 'Sergipe é aqui' transformou a rotina dos pouco mais de 22 mil moradores do município, que aproveitaram a grande estrutura montada na porta de casa para participar ativamente dos 160 serviços ofertados pelo Governo do Estado. Desde que foi lançado, em fevereiro do ano passado, o programa já passou por 25 cidades de Sergipe e alcançou mais de 100 mil cidadãos.

“O diferencial desta 26ª edição está sendo o grande volume de pessoas procurando os serviços, e isso eleva bastante a expectativa em relação à missão do programa, que é justamente aproximar a população e humanizar os atendimentos. A gente espera, nesta edição, superar todas as edições realizadas em relação ao número de cidadãos alcançados”, destacou o secretário de Estado-Chefe da Casa Civil, Jorginho Araujo.

De acordo com ele, muito mais do que uma boa oportunidade para resolver pendências burocráticas, o programa é uma demonstração de que o Governo de Sergipe está atento às necessidades de todas as regiões, especialmente aquelas mais afastadas da capital. Em Carira, por exemplo, o programa proporcionou um espaço especial para o fomento da economia solidária entre pequenos empreendedores do município.

“A participação da comunidade é fundamental para o sucesso do 'Sergipe é aqui'. Nesta edição, demos uma atenção especial à questão da economia solidária, uma vez que se trata de uma cidade que está na divisa com o estado da Bahia e tem um comércio forte na região. Esse espaço reservado aos pequenos empreendedores se apresenta como uma grande vitrine para impulsionar o negócio. Com certeza, esse é um dos legados que o programa vai deixar para a cidade”, acrescentou o secretário-executivo da Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC) e coordenador geral do programa, André Clementino.

Empreendedorismo

Para as empreendedoras Maria Rosivana e Elisandre Andrade, moradoras de Carira, a chegada do governo itinerante à cidade representou muito mais do que a oportunidade de vender seus produtos. “Nós temos uma lojinha virtual e comercializamos nossos artesanatos pela internet. Porém, tem muita gente aqui na região que tem dificuldades de acesso e, por isso, acaba não conhecendo os nossos produtos. Hoje, estamos tendo a oportunidade de expor fisicamente para um grande público, não apenas aqui de Carira, mas de toda região, e isso é muito bom”, salientou Elisandre Andrade.

Para a artesã Jaqueline Silva, o espaço destinado à economia solidária era o empurrão que tanto precisava para impulsionar seu negócio. “As pessoas vêm para aproveitar os serviços e acabam visitando o estande, o que nos ajuda a divulgar melhor cada produto. Tenho uma lojinha física e aqui também estou tendo a oportunidade de divulgar o endereço”, enfatizou.

Cidadania

O 'Sergipe é aqui' tem transformado, por um dia, a vida dos habitantes das cidades por onde tem passado, oferecendo uma ampla gama de serviços importantes à porta de casa e, principalmente, incluindo a população em programas e políticas públicas essenciais.

A dona de casa Maria de Jesus aproveitou a oportunidade para colocar em dia a documentação. “Vim fazer meu RG, porque já tinha muitos anos que estava precisando. O meu está tão antigo que nem uso mais. Sempre ficava planejando ir até Itabaiana ou Aracaju para resolver isso, mas nunca conseguia. Hoje, com o atendimento aqui pertinho, não poderia deixar passar. Está de parabéns o Governo de Sergipe pela iniciativa. A gente espera que volte mais vezes”, manifestou.

Andrea dos Santos, moradora do Povoado Pedra Branca, levou a pequena Aysha, de um ano e três meses, para atualizar o calendário vacinal. “Gostei bastante, porque aqui a gente não pega filas e são vários serviços que estão bem perto da gente. Quem mora aqui sabe da dificuldade que é pra se deslocar do povoado até outra cidade. Então, só tenho a agradecer”, disse Andréa dos Santos.

Essa facilidade para ser atendido na própria cidade também foi destacada pelo agricultor Gilvan Figueiredo, morador do Assentamento Jacinto Ferreira. Atendido no estande da saúde do homem, Gilvan elogiou a estrutura do programa e os atendimentos disponibilizados à população.

“Vim para ser atendido pelo clínico geral, porque estou com um problema de saúde e preciso de encaminhamento para fazer uma cirurgia. Gostei bastante, porque fui rapidamente atendido. Essa iniciativa é maravilhosa e precisa vir mais vezes pra Carira, porque em um único dia a gente consegue resolver muitas coisas que, normalmente, não conseguimos fazer aqui na cidade. Você pode ver, pelo volume de gente aqui hoje, o quanto essa ação é importante”, opinou.

/ Notícias / governo

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 às 15:00:00