Segunda-Feira, 29 de Janeiro de 2007 às 08:40:00
Marcelo Déda participa da procissão de Bom Jesus em Propriá
Segundo o governador de Sergipe, a festa traduz a religiosidade, a cultura e o amor dos moradores da região pelo rio São Francisco. O governador também falou sobre as orientações da Defesa Civil às prefeituras em relação ao aumento da vazão do rio.

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, participou na tarde deste domingo, 28, na cidade de Propriá, da tradicional procissão fluvial em homenagem a Bom Jesus dos Navegantes. Ao lado do prefeito do município, Paulo Britto, da primeira dama da cidade, Tina Luiza Cabral, do pároco Odair Francisco e do bispo da Diocese de Propriá, Dom Mário Rino Sivieri, o governador acompanhou o cortejo pelas ruas da cidade e o embarque da imagem de Bom Jesus no catamarã que abriu a procissão no rio São Francisco. Dezenas de embarcações participaram da procissão.

"Essa festa traduz a religiosidade, a cultura e o amor dos habitantes dessa região pelo rio São Francisco. É um momento de reforçar as autênticas tradições dos moradores e de reflexão sobre os destinos da região e do rio São Francisco", afirmou o governador. O cortejo seguiu até as imediações da cidade alagoana de Porto Real do Colégio, de onde retornou para Propriá. A procissão foi encerrada com uma missa campal em frente à Catedral do município.

Aumento da vazão

Durante o evento, o governador de Sergipe também afirmou que a Defesa Civil já está mobilizada para orientar as populações ribeirinhas quanto ao aumento da vazão do rio São Francisco. "A Defesa Civil está orientando todas as prefeituras de cidades à beira do São Francisco para adotarem medidas preventivas, já que a Companhia Hidrelétrica do São Francisco informou antecipadamente o aumento da vazão", disse Marcelo Déda. "Esta é uma situação que se repete com freqüência e já há uma estrutura preparada para evitar maiores danos aos que vivem à beira do rio São Francisco", afirmou o governador.

Acompanharam o governador Marcelo Déda na viagem até Propriá os secretários de Estado do Trabalho, Juventude e Promoção da Igualdade, Renato Brandão, do Meio Ambiente, Márcio Macedo, da Casa Civil, José de Oliveira Júnior, da Fazenda, Nilson Lima, e da Saúde, Rogério Carvalho. O chefe da Casa Militar, tenente-coronel Carlos Augusto, e o comandante da Polícia Militar, coronel José Péricles de Menezes, também participaram do evento, que contou, ainda, com a presença de prefeitos da região e parlamentares estaduais e municipais, entre outras autoridades.

Fotos: Janaína Santos/ASN

/ Notícias / governo