Quarta-Feira, 13 de Março de 2024 às 11:30:00
Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto realiza evento de inovação tecnológica voltado para o desenvolvimento sustentável
Mais de 80 alunos participaram do desafio e atuaram por 52 horas na construção das estratégias

O Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto, em parceria com o Hub Xingó de Inovação e com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), realizou a primeira edição do Hackathon Oásis de Inovação. Ao todo, participaram mais de 80 alunos dos Centros de Excelência Dom Juvêncio de Britto, Delmiro de Miranda Britto, 28 de Janeiro e Manoel Messias Feitosa, localizados no alto sertão sergipano.

As 12 equipes responderam ao desafio de estruturar negócios de impacto alinhados aos 'Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU'. Desta forma, os grupos atuaram intensamente por 52 horas na construção de um modelo de negócio com potencial de solucionar a situação na sociedade e gerar impacto no desenvolvimento da região.

Durante a realização do Hackathon, foram realizadas mentorias coletivas e individuais, com a definição da problemática, a construção da solução e a elaboração de estratégias de venda. Com isso, a equipe de mentores conduziu os competidores até o discurso final, pensado para gerar maior interesse. Também houve muita descontração com jogos, música e acompanhamento psicológico para aliviar a tensão.

A equipe 'Agrosapiens', do Dom Juvêncio, conquistou o primeiro lugar, enquanto a equipe ‘Autech’ garantiu o segundo lugar. Já o projeto ‘Biotecpalm’, do Centro de Excelência 28 de Janeiro, ficou com o terceiro lugar. As equipes vencedoras receberam premiação em dinheiro nos valores de R$ 5 mil, R$ 2,5 mil e R$ 1,5 mil, respectivamente.

Para o organizador do evento, Denisson Salustiano, a formação de novos jovens empreendedores potencializa as chances de gerar negócios de sucesso. “Há 20 anos atrás aprendi no Dom Juvêncio o essencial para construir o meu caminho profissional e poder despertar na garotada uma nova perspectiva de carreira, voltada ao empreendedorismo inovador. É muito gratificante", analisa.

O aluno da segunda série do Ensino Médio em Tempo Integral, Francisco Netto, participa do projeto de empreendedorismo e iniciação científica ‘Agrosapiens’. Ele conta como o projeto funciona:  “Pensamos em uma solução para a falta de gerenciamento de recursos hídricos da agricultura nacional, e o Agrosapiens surge como uma inteligência artificial”, explica.

Francisco conta mais detalhes do projeto. “Com uma linguagem mais humanizada, unida à agricultura de precisão, dados são enviados em tempo real para o robô, no qual são analisadas as informações e são apresentadas dicas de sustentabilidade e aprimoramento da produção do agricultor. Todos esses elementos garantem simplicidade, conforto e praticidade na vida do homem do campo”, detalha.

Francisco Netto conta como foi a experiência de participar do Hackathon. “Foram momentos de muita aprendizagem com mentores consagrados, e agradeço a todos por terem proporcionado o aprimoramento dos projetos, destacando o nosso potencial na área de inovação tecnológica. A equipe Agrosapiens é formada por Mariano Monteiro, Pedro da Silva e Alexandre Santana, sob a orientação de Alex Cordeiro e coorientação de Lark Soany”, finaliza.

Hackathon

Hackathon é um tipo de evento (ou competição) que reúne programadores em torno de um desafio de programação. O termo é derivado da junção das palavras hack, em alusão à forma de programar, e marathon (maratona), trazendo a ideia de uma maratona de programação.

/ Notícias / governo

Quarta-Feira, 13 de Março de 2024 às 11:30:00