Sexta-Feira, 25 de Agosto de 2017 às 16:38:00
Belivaldo recebe presidente da Câmara de Comércio Brasil – China
Charles Tang está em Sergipe para conhecer as potencialidades do Estado, estreitar as relações comerciais entre a China e Sergipe e intermediar possíveis investimentos

O vice-governador e secretário estadual da Casa Civil, Belivaldo Chagas, se reuniu na manhã desta sexta-feira, 25, no Palácio dos Despachos, com o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China (CCIBC), Charles Tang, que está em Sergipe para conhecer as potencialidades do Estado, estreitar as relações comerciais entre a China e Sergipe e intermediar possíveis investimentos.

“A Câmara está acostumada a trazer empreendimentos da China para o país. Nossa intenção é, primeiramente, estabelecer uma lista de prioridades, indicando as áreas de que temos necessidades para que possamos encaminhar aos empresários chineses e com isso, trazer investidores. A ideia é que empresários chineses venham a Sergipe e por sua vez, empresários sergipanos à China, numa forma de estreitar as relações comerciais entre os dois, possibilitando novos empreendimentos para o Estado”, disse o vice-governador entusiasmado com possíveis parcerias comerciais.

Belivaldo ressaltou a importância da parceria para ajudar o Estado a superar a crise econômica. “Neste momento de dificuldades que passa o Brasil e Sergipe, investir nesse tipo de parceria é fundamental. A Câmara está aberta a discutir vários setores, inclusive, a área da Saúde. Estamos trabalhando, também, a questão da Termelétrica. Com ela, vamos ter gás suficiente para trazer empreendimentos novos e importantes para o Estado de Sergipe”, frisou.

O presidente da Câmara de Comércio Brasil – China, Charles Tang, explicou que a China está investindo maciçamente no Brasil. “A China é, hoje, o único país do mundo que reúne a disponibilidade financeira junto com a disposição de investir no risco Brasil. Estamos visitando vários estados, com visibilidades de investimentos e Sergipe é um deles, por oferecer um grande potencial. Esses investimentos vão ajudar a segurar um pouco a economia do Brasil e também manter ou criar novos empregos para o povo brasileiro. Acredito que, aqui, tem agronegócios que podem ser interessantes. Nós já trouxemos várias empresas para o Brasil e ajudamos em muitos investimentos reais. Acho que algumas delas podem encontrar no estado de Sergipe  ótimas condições de investimentos”, ressaltou.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), José Augusto Carvalho, destacou que além das oportunidades de exportação e importação de produtos, Sergipe está plenamente apto a receber investimentos asiáticos, tendo em vista a expansão das empresas chinesas nos últimos anos, principalmente, as do setor de tecnologia. " O intuito é mostrar as potencialidades que podem interessar grande grupos estrangeiros. Queremos trazer investimentos de porte e possibilitar empregos para a nossa gente. Nós temos um carinho especial com a atividade portuária, por ser um catalisador de outros negócios. Além disso, temos com a chegada da Termelétrica uma importantíssima fonte de energia, para as empresas que necessitam desse tipo de insumo. Estamos apresentando também aos investidores, o que temos de recursos minerais. Esperamos que ele nos ajude a apresentar aos empresários interessados em cada um desses setores”, destacou.

Após a reunião, o presidente da Câmara Brasil-China participou de um encontro com empresários sergipanos, no qual foram apresentados pontos importantes e atrativos do estado, como desenvolvimento portuário do Terminal Marítimo Inácio Barbosa, aspectos do setor agroindustrial de Sergipe, Parque industrial, que compreende indústrias de autopeças, capazes de atender a grandes empresas do setor automotivo, entre outros.

Câmara Brasil-China

A Câmara é uma organização independente, sem fins lucrativos, fundada em 1986 em São Paulo. Criada a partir do pedido do ex vice-primeiro ministro da China, Sr. Wu Xueqian, tem como proposta a criação do Comércio Internacional.

Presenças

Participaram da reunião; o diretor-presidente do SergipeTec, Manoel Hora e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial de Sergipe (Codise), Eugênio Dezem, além assessores e técnicos.

/ Notícias / governo

Belivaldo recebe presidente da Câmara de Comércio Brasil – China