Segunda-Feira, 05 de Junho de 2023 às 17:30:00
Governo de Sergipe discute possibilidades de o estado sediar nova edição dos Jogos Universitários Brasileiros
Em 2014, Sergipe foi sede pela primeira vez da competição, considerada um dos maiores celeiros na formação de atletas olímpicos do país

Sergipe pode voltar a sediar, no próximo ano, uma das principais competições esportivas do país: os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Em reunião realizada nesta segunda-feira, 5, com os presidentes da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora, e da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, o governador Fábio Mitidieri demonstrou o interesse da gestão estadual de atrair o evento, visto como um dos maiores celeiros na formação de atletas olímpicos do país. A reunião foi realizada no Palácio dos Despachos, em Aracaju, e contou com a presença das secretárias de Estado do Esporte e Lazer (Seel), Mariana Dantas, e da Fazenda, Sarah Andreozzi.

Além de fomentar a prática esportiva e oferecer uma experiência única para atletas-estudantes, assim como para os amantes do esporte, eventos como os JUBs também representam uma grande oportunidade de fortalecer o turismo e aquecer a economia em Sergipe. Somente na edição de 2022, realizada em Brasília, a competição contou com cerca de 6.500 atletas inscritos, dos 27 estados do país, que participaram em 30 modalidades, sendo quatro paraolímpicas.

"Em nossa gestão, o turismo é uma política de governo, que tem atuação transversal em todas as secretarias. Temos trabalhado para atrair grandes eventos para o nosso estado e, com isso, fomentar o desenvolvimento e o crescimento econômico. A realização de uma competição do porte dos JUBs em Sergipe não apenas expande nossos potenciais turísticos, já que se trata de um evento que conta com a participação de cerca de sete mil pessoas, mas, também, contribui com o aquecimento da economia, pois toda uma gama de serviços é contemplada", pontuou o governador Fábio Mitidieri. O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, também participou da reunião.

De acordo com estudos elaborados pela CBDU, os JUBs proporcionam impactos positivos na economia das cidades e estados onde acontecem, além de evidenciar o destino nas mídias que divulgam o evento nacionalmente. "Cada atleta gasta, em média, R$ 600 durante a estada na cidade, consumindo diferentes tipos de serviços, o que nos leva a estimar um incremento de cerca de R$ 20 milhões na economia local", explica o presidente do CBDU, Luciano Cabral.

Nas próximas semanas, as equipes técnicas da Secretaria da Fazenda e do Esporte e Lazer farão estudos sobre as possibilidades do Governo do Estado se somar na produção dos jogos e avaliar como a iniciativa pode trazer retorno efetivo à economia de Sergipe, já que se tratam de duas semanas de jogos que movimentam, sobremaneira, o setor de serviços turísticos.

JUBs
Os Jogos Universitários Brasileiros são uma competição que incentiva a prática esportiva entre a comunidade universitária. Promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário, o evento coloca em disputa uma gama de 30 modalidades e serve como classificatória para os Jogos Universitários Sul-Americanos e para os Jogos Universitários Mundiais, a Universíada.

Em março deste ano, o governador Fábio Mitidieri e a secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, estiveram em Brasília para tratar de assuntos relacionados ao fortalecimento do esporte sergipano. A agenda na capital federal incluiu uma reunião com o senador Laércio Oliveira e um encontro com a ministra do Esporte, Ana Moser, para discutir as possibilidades de Sergipe sediar grandes competições esportivas.

Na ocasião, o governador apresentou as praças esportivas do estado e os projetos que já desenvolvem o desporto escolar em Sergipe, como os Jogos da Primavera e as escolas de esporte Gerivaldo Garcia, Professor Kardec, Parque Aquático Oseas de Miranda e Estação Cidadania.

/ Notícias / esporte-lazer

Segunda-Feira, 05 de Junho de 2023 às 17:30:00