Segunda-Feira, 08 de Novembro de 2021 às 16:45:00
Seduc e Sebrae são parceiros no 1º Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania
Intuito é explorar oportunidades e projetar caminhos futuros para a educação empreendedora

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e o Sebrae promoverão o 1º Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania, evento que terá o objetivo de discutir como a educação para o empreendedorismo pode auxiliar na formação dos futuros profissionais e contribuir para o desenvolvimento das sociedades. O congresso acontecerá entre os dias 10 e 12 de novembro, reunindo investigadores, docentes, empreendedores e educadores que atuam nesse âmbito.

A Seduc será representada pela diretora do Departamento de Educação (DED), professora Ana Lúcia Lima, que no dia 10, às 13h, participará do painel ‘Boas práticas de educação empreendedora’, coordenado pelo vice-presidente de Estratégia, Internacionalização e Inovação da Unit , Domingos Sávio. Ela destaca que a Seduc firmou uma parceria com o Sebrae para o trabalho sobre a educação empreendedora para além do ensino médio, por meio do componente curricular “Projeto de vida, Educação Empreendedora e Financeira”. Esse componente foi implementado nas escolas da rede estadual que oferecem o ensino fundamental e nas que ofertam a modalidade Educação de Jovens e Adultos (para o fundamental e ensino médio), totalizando 109 escolas.

“Essa vai ser uma oportunidade de a Seduc apresentar as suas ações com o desenvolvimento desse componente curricular e o que a gente espera para os próximos anos em termos de desenvolvimento dessas habilidades para os nossos alunos. Essas habilidades não dizem respeito somente à competência cognitiva, mas também à socioemocional, para promover uma melhoria de vida, inclusive em relação aos impactos positivos na sociedade”, disse. A professora Ana Lúcia ainda destacou a importância de se aprender sobre o empreendedorismo e educação financeira.

“Sabemos que o Projeto de Vida é essencial para que o estudante desenvolva habilidades empreendedoras que digam respeito, principalmente, à autonomia, ao desenvolvimento do pensamento crítico, ao protagonismo. Todas essas competências estão também estabelecidas pela BNCC, e a educação financeira também é importante para que o estudante saiba diferenciar o que é essencial para sua vida”, explicou.

Congresso

O 1º Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania, que acontecerá em formato digital, promoverá debates e diálogos, principalmente entre Brasil e Portugal, com o intuito de explorar oportunidades e projetar caminhos futuros para a educação empreendedora. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.cieeci.com, local onde também serão transmitidas as atividades.

O evento foi idealizado pelo Gabinete de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania Global (GabEECG) da Universidade Aberta, de Portugal, e é realizado em parceria com o Sebrae Sergipe. Também apoiam a iniciativa a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e diversas instituições de ensino, como a Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes (Unit), Instituto Federal de Sergipe (IFS), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e a Universidade Portucalense, de Portugal.

“A educação empreendedora é essencial para a formação dos cidadãos e contribui para que eles se tornem profissionais mais conscientes, capazes de gerenciar suas emoções, além de proporcionar o autoconhecimento e despertar a sensibilidade. As habilidades empreendedoras não se prestam unicamente ao mundo dos negócios, mas também para a vida. Elas capacitam os estudantes a resolverem problemas, a desenvolverem novas soluções e a melhorarem sua capacidade de diálogo”, explica o superintendente do Sebrae Sergipe, Paulo do Eirado.

Programação

A abertura oficial acontecerá às 10h do dia 10. Às 10h30, a vice-presidente da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), Rose Mary Almeida, ministrará a palestra ‘Educação Empreendedora: articulações entre conceitos e ação, sinergizando regionalidades e globalidades'.

A programação prossegue às 11h10, desta vez com a palestra ‘A dialética dos contextos no empreendedorismo e cidadania’, proferida por João Carvalho, da Universidade Portucalense.

Às 13h será promovido o painel ‘Boas práticas de educação empreendedora’, coordenado pelo vice-presidente da Estratégia, Internacionalização e Inovação da Unit, Domingos Sávio, e pela diretora do Departamento de Educação da Seduc, Ana Lúcia Muricy. Às 14h30 será a vez de José Eduardo Franco, da Universidade Aberta, ministrar a palestra ‘Globalização, educação e empreendedorismo: uma perspectiva histórica'.

No dia 11 a programação terá início às 10h, com a realização de painéis temáticos sobre ‘competências empreendedoras’, ‘organizações e instituições promotoras da cultura empreendedora, ‘programas e métodos de educação empreendedora’ e ‘empreendedorismo global’. No período da tarde as atividades acontecem a partir das 13h, com painéis sobre ‘empreendedorismo em cenários de crise’, ‘políticas, financiamento e desafios da educação empreendedora, ‘ecossistemas e comunidades educativas empreendedoras’ e ‘oportunidades para o mundo do trabalho’.

Já no dia 12, último dia do Congresso, as atividades terão início às 10h com a palestra intitulada ‘Da economia de mercado à sociedade de bens comuns’, ministrada pelo superintendente do Sebrae Sergipe, Paulo do Eirado. Às 10h30 será promovido um painel sobre boas práticas de educação empreendedora. A programação vespertina terá início às 13h e contará com a palestra ‘Construir pontes para criar valores’, além da conferência de encerramento com o gerente de Cultura Empreendedora do Sebrae Nacional, Jânio Macedo.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Segunda-Feira, 08 de Novembro de 2021 às 16:45:00