Sexta-Feira, 09 de Agosto de 2019 às 17:00:00
Governo do Estado dialoga com municípios do Agreste para elevação dos índices educacionais
O encontro formalizou o convite aos gestores a participarem, juntamente com os prefeitos, do lançamento do Pacto pela Alfabetização, a acontecer dia 29 de agosto

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) reuniu nesta sexta-feira, 9, na Diretoria Regional de Educação 3 (DRE 3), em Itabaiana, secretários municipais de Educação de 14 municípios da região Agreste para dialogar sobre pautas importantes para o desenvolvimento da Educação Pública de Sergipe. Conduzido pelo superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo de Santana, o encontro formalizou o convite aos gestores a participarem, juntamente com os prefeitos, do lançamento do Pacto pela Alfabetização, a acontecer dia 29 de agosto.

Durante a reunião, a equipe da Coordenadoria de Gestão Democrática, Articulação e Assistência aos Municípios (Cogedam) apresentou as atribuições do Pacto, esclarecendo os objetivos e metas que serão executados em regime de colaboração com os municípios sergipanos. Além disso, foram tratadas com os gestores municipais informações sobre a repactuação do currículo, a reordenação da oferta da educação básica e, também, foi disponibilizado o arquivo digital com uma Avaliação Diagnóstica/Simulado para a prova Saeb 2019, com o intuito de ser mais um instrumento de apoio e suporte na preparação das redes para a avaliação.

De acordo com o superintendente José Ricardo, essas são algumas metas estabelecidas como prioridades pelo governo. Para ele, a união entre as esferas municipais e estadual é mais que necessária para fortalecer as ações que visam à elevação dos índices educacionais em Sergipe. “Seguindo esse pressuposto, já tivemos muitos avanços que comprovam o compromisso com a Educação: a finalização dos Processos Seletivos para Diretor Regional e função de Diretor Escolar, com o objetivo de tornar a gestão educacional mais democrática e eficiente. Nessa perspectiva, a gente vai articulando outras ações para alcançarmos os melhores resultados no futuro”, disse o gestor.

Pacto pela Alfabetização

O programa visa desenvolver ações que colaborem para o cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação que tratam da garantia do direito de aprender de todas as crianças, jovens e adolescentes do Sistema Sergipano de Educação, além de apoiar a implementação de um programa efetivo de regime de colaboração, visando à melhoria da aprendizagem durante os anos iniciais do ensino fundamental, com ênfase na alfabetização de crianças.

Segundo a coordenadora de Articulação com os Municípios da Seduc, professora Andrea Dantas Barbosa, a ideia das reuniões é apresentar a proposta do Pacto e reforçar o convite aos gestores para o lançamento do projeto. “Começamos hoje essa agenda de encontros para fortalecer as metas a serem trabalhadas no pacto. A participação de todos esses gestores se faz necessária porque é um projeto que requer a colaboração coletiva com um único objetivo: mostrar que Sergipe tem potencial de melhorar os incides da educação dos nossos alunos”, enfatizou Andrea, informando que o próximo encontro acontecerá na DRE 7, em Gararu.

Para a diretora da DRE 3, professora Daniele Silva Santana, a reunião pauta assuntos que são extremamente relevantes para a educação pública em Sergipe. “A nossa Regional está empenhada em fazer o melhor para alinhar essas ações com os municípios. É importante que estejamos em sintonia para que a melhoria dos resultados da educação seja uma coletiva”, disse.

Secretária municipal de Educação de Malhador, a professora Maria Ivanilde Mendonça avalia como importante a criação do pacto e adesão dos municípios. “Acredito que será de grande valia para a melhoria dos nossos índices. Atualmente, temos muitas demandas a que quase não damos conta, e essa parceria fortalecerá nossos projetos e ações para que os alunos tenham uma Educação de qualidade”, enfatizou a gestora.

Já o professor Juraci Andrade Cruz, secretário municipal de Educação de Moita Bonita, afirma que esta união servirá para fortalecer as equipes de trabalho das secretarias municipais. “Infelizmente a gente trabalha com uma equipe reduzida, e com essa parceria poderemos fortalecer nossas ações com outros profissionais que são qualificados para conduzir iniciativas importantes para a educação do Estado”, disse.

Currículo

Em uma breve apresentação sobre as etapas de construção do Currículo Sergipano, a coordenadora Estadual do Programa de Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC) e diretora do Departamento de Educação (DED), professora Ana Lúcia Lima, destacou a importância da repactuação do documento. “Não adianta a gente construir se esse currículo não chegar à sala de aula. Portanto, será necessário fazer uma formação com todos os professores da educação infantil e ensino fundamental do Estado e dos municípios para que eles tenham conhecimento das atribuições desse documento. Nosso diálogo com os gestores municipais é justamente para mostrarmos como serão executadas essas etapas de formação e como será a participação dos municípios”.

Reordenamento da oferta para a Educação Básica

Com o objetivo de fazer um diagnóstico da espacialização da oferta da educação básica em cada município, a coordenadora estadual do reordenamento, professora Maria Zelita Batista Brito, explica que “dentro dessas ações que vamos realizar com os municípios, a gente identificará como estão ocorrendo essas ofertas, como a gente pode não concorrer entre as redes municipais na oferta de matrículas, entre outros assuntos atribuídos à educação básica. O objetivo final deste diálogo é fazer com que o aluno seja bem direcionado à unidade escolar e não fique sem estudar”, concluiu.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Sexta-Feira, 09 de Agosto de 2019 às 17:00:00